O iOS 16 e o iPadOS 16 tiveram um começo difícil , com os usuários do iPhone 14 e 14 Pro particularmente atingidos. As atualizações subsequentes fizeram muito para corrigir isso, mas agora a Apple confirmou outro problema significativo que afeta todos os proprietários de iPad e iPhone.
Falando ao The Wall Street Journal, a empresa reconheceu um bug em andamento que afeta seu recurso Screen Time, uma ferramenta de controle dos pais em iPhones e iPads, que permite que as crianças contornem os limites de tempo e acessem conteúdo potencialmente inseguro sem seu conhecimento.
Os 5 iPhones da Apple que não caíram no gosto do público:
“Estamos cientes de que alguns usuários podem estar enfrentando um problema em que as configurações de tempo de tela são redefinidas inesperadamente. Levamos esses relatórios muito a sério e continuaremos fazendo atualizações para melhorar a situação”, disse um porta-voz da Apple.
O Screen Time permite que os pais gerenciem remotamente o iPad ou iPhone de seus filhos, definindo restrições de uso do dispositivo durante horários específicos, implementando limites de tempo para aplicativos e bloqueando conteúdo impróprio. O bug faz com que os limites de tempo e as restrições de conteúdo sejam redefinidos ou não sejam sincronizados em todos os dispositivos em um grupo de Compartilhamento Familiar.
A Apple abordou anteriormente um problema de configurações de tempo de tela na atualização do iOS 16.5 de maio. No entanto, a correção claramente não funcionou e há vários relatos de pais em fóruns e mídias sociais que ainda encontram o problema em iPhones e iPads executando as versões iOS 16.6/iPadOS 16.6 e até mesmo os betas públicos iOS 17/iPadOS 17.
O Screen Time foi introduzido em 2018 como parte do iOS 12, fornecendo aos pais uma solução nativa para controles que anteriormente exigiam aplicativos de terceiros. Desde então, o recurso se tornou uma ferramenta crítica para as famílias gerenciarem e monitorarem os hábitos de tempo de tela.
Leia também:
Saiba qual marca deixou a Apple para trás nas buscas neste 1º semestre
Por que a Apple atrasaria o lançamento do iPhone 15?
Muito além do Vision Pro: veja os principais lançamentos da Apple desde 2001
A Apple não forneceu um cronograma para a correção do Screen Time, mas com o iOS 17 perdendo o suporte para o iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPad de 5ª geração e iPad Pro de primeira geração, ele realmente deve chegar ao iOS 16. O iOS 17 será lançado no próximo mês e o tempo está passando.
Recentemente surgiram mais detalhes sobre o bug do tempo de tela, bem como as etapas que você pode seguir para minimizar seu impacto.
Talvez a descoberta mais surpreendente seja que esse bug foi descoberto pela primeira vez em outubro de 2022 e pode ser rastreado em uma postagem no fórum das Comunidades da Apple. Na época, mais de 2.500 usuários confirmaram que estavam sofrendo com o problema, o que faz com que as restrições de tempo de tela sejam redefinidas. O usuário explica:
“Usei o tempo de tela com os meus filhos para limitar o tempo em determinados aplicativos. Funcionou bem por anos, mas agora vou definir os limites e eles desapareceram repentinamente depois de um dia ou até menos. Outras configurações também são apagadas, incluindo tempo de inatividade e restrições de conteúdo. Alterei a senha e as crianças juram que não tentaram alterar nenhuma configuração. Este problema começou há cerca de dois meses.”
Os usuários também encontraram uma solução parcial até que a Apple libere uma correção: defina suas configurações de tempo de tela individualmente em cada dispositivo e não use a sincronização entre dispositivos. Vários usuários relatam que isso é mais confiável e sugere fortemente que o bug decorre de um problema de sincronização do iCloud, e não do próprio Screen Time.
*Gordon Kelly é jornalista que fala sobre tecnologia.
(traduzido por Andressa Barbosa)
O post Apple confirma mais problemas para usuários de iPad e iPhone apareceu primeiro em Forbes Brasil.