Em uma entrevista de emprego, é importante evitar dizer algo que possa acabar com as suas chances de passar para a próxima fase. Ao conversar com o recrutador, fuja da autodepreciação e de tudo aquilo que possa fazer a empresa repensar a sua contratação. E é por isso que a pergunta “Qual é o seu maior defeito?” pode parecer uma armadilha para qualquer candidato.
Você vai se deparar com ela muitas vezes. Por isso, deve saber a melhor forma de respondê-la – fugindo do clichê “sou muito perfeccionista” – para não desperdiçar suas chances.
Leia também
Sua próxima entrevista de emprego pode ser com um chatbot de IA
Aceitar um emprego na empresa de maior status ou na que paga melhor?
Ao elaborar sua resposta, certifique-se de que ela esteja relacionada ao âmbito profissional e demonstre como você está lidando com essa sua fraqueza. Encontre uma maneira de exemplificar como superou uma adversidade relacionada a isso, e não fale de um defeito que possa afetar o trabalho para o qual você está se candidatando.
Siga este passo a passo para chegar bem preparado para uma entrevista de emprego
O que responder para o entrevistador
Antes de tudo, escolha uma fraqueza que seja irrelevante para o trabalho que você está tentando conseguir. Por exemplo, se você é um desenvolvedor de software, não há problema em admitir que precisa de ajuda com habilidades sociais e de comunicação. A maioria dos gerentes da área de tecnologia reconhece que os engenheiros back-end passam a maior parte do tempo criando códigos ao invés de ter interações interpessoais, então essa é uma fraqueza aceitável.
Você ainda pode demonstrar interesse em combater esse defeito perguntando se a empresa oferece programas de capacitação para melhorar essas e outras habilidades que você precisa desenvolver.
Se você tiver um ponto fraco relacionado ao trabalho, seja aberto a respeito disso. Seja honesto sobre quais habilidades, certificações, formações e experiências você não tem e diga, com confiança, que está pronto para aprender o necessário e se desenvolver no cargo.
E quando precisar falar sobre seus defeitos no trabalho, encontre características suas que não sejam realmente falhas, mas que possam responder à pergunta sem parecer que você está tentando contorná-la.
Algumas formas de falar sobre seus defeitos em uma entrevista de emprego
Se você sempre diz sim: “Às vezes, quero ajudar meus colegas e acabo assumindo muitas responsabilidades ao mesmo tempo. Percebo que me envolvo tanto em uma tarefa que perco a noção do tempo e preciso terminar o trabalho fora do meu horário.”
Se você não sabe fazer críticas: “Reconheço que, às vezes, quando compartilho feedback e críticas construtivas com meus funcionários, eles interpretam o que foi dito da maneira errada. Tento não deixar isso afetar o ambiente comemorando regularmente as conquistas deles.”
Se você tem dificuldades para delegar: “Há momentos em que vejo minha equipe atolada de trabalho e eu mesmo acabo me sobrecarregando em vez de delegar a responsabilidade a outras pessoas já sobrecarregadas com suas próprias tarefas.”
Se você não sabe equilibrar trabalho com vida pessoal: “Minha família fala que eu dedico muito tempo ao trabalho e deveria buscar um equilíbrio com a minha vida pessoal. Por isso, fiquei interessado pela sua empresa, que tem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como uma das principais iniciativas da cultura corporativa.
Se você é muito teimoso: “Às vezes, me prendo à minha opinião sem considerar as visões dos colegas. Estou buscando ouvir melhor os outros anotando as ideias de todos e analisando os prós e contras de cada ponto de vista.”
* Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.
(Traduzido por Gabriela Guido)
O post Como responder “Qual é o seu maior defeito?” em uma entrevista de emprego apareceu primeiro em Forbes Brasil.