Inspirada na dança latina, a zumba é uma atividade física que conquistou muitas academias pelo mundo. Todo esse sucesso está atrelado a mistura de ritmos da modalidade, que mescla movimentos de alta e baixa intensidade, chegando a queimar até 500 calorias por aula.
Além disso, a zumba é um exercício bastante completo, pois trabalha a resistência muscular, o equilíbrio, a flexibilidade e o condicionamento físico. Também ajuda a definir pernas e dos glúteos e aumentar a resistência dos sistemas cardiovascular e respiratório, em razão da intensidade.
De acordo com a coreógrafa Renata Salzano, se a prática da zumba acontecer de forma regular, o corpo pode sentir mudanças em apenas duas semanas de atividade. “Pode variar de faixa etária e da intensidade do exercício feito. No entanto, existe sim uma resposta rápida do nosso corpo sempre que fazemos alguma atividade nova de forma regular”, conta.
Além dos benefícios para o corpo, a zumba também contribui para a boa saúde mental. Isso porque ao praticar a atividade física, o corpo libera hormônios responsáveis pelo bem-estar como serotonina e endorfina. Isso reduz os níveis de estresse, melhora o humor e aumenta a autoestima.
Zumba em casa
Outra grande vantagem da zumba é que você não precisa ir até uma academia para praticá-la, já que é possível encontrar vídeos de aulas guiadas por profissionais na internet. As aulas são geralmente divididas por níveis e intensidades.
“Entre os diferenciais da prática da zumba estão a melhoria da coordenação motora, auxiliada por meio de metodologias didáticas inseridas nas coreografias. Os ritmos e as danças características do treino também deixam as aulas mais dinâmicas e divertidas”, ressalta Thiago Campos, instrutor da atividade no Queima Diária.
Fonte: Sportlife