Quando as mulheres têm o poder de liderar, todos ganham. No entanto, as mulheres continuam sub-representadas em cargos de liderança. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, menos de um terço dos cargos de liderança são ocupados por mulheres em todo o mundo. No Brasil, as mulheres ocupam apenas 17% dos cargos de presidência nas empresas. Além disso, a diferença salarial entre gêneros continua a aumentar, com as mulheres ganhando, em média, 22% menos que os homens.
Apesar disso, elas querem avançar profissionalmente. E uma maneira poderosa de impulsionar suas carreiras é construir relacionamentos com mentores no trabalho. Ter mentores no local de trabalho pode beneficiar sua carreira, seja você um profissional iniciante ou sênior. Porém, de acordo com um estudo da consultoria internacional de recursos humanos DDI, 63% das mulheres nunca tiveram um mentor formal.
Aqui estão algumas razões para você parar de perder tempo e entrar em contato com alguém que você admira e respeita. Provavelmente essa pessoa também teve acompanhamento ao longo da carreira e ficaria mais do que feliz em retribuir o favor.
Mentores são profissionais experientes que apoiam profissionais em estágio mais inicial, fornecendo orientação e suporte profissional. Embora beneficie os mentorados, também agrega valor ao próprio mentor e à organização.
Acompanhar e ajudar a guiar a carreira de um profissional proporciona uma sensação de realização ao mesmo tempo em que estabelece habilidades de liderança e aumenta suas qualificações. Para as empresas, os programas de acompanhamento profissional promovem um ambiente diversificado, inclusivo e colaborativo, ao mesmo tempo em que ajudam a crescer e desenvolver líderes de alto potencial.
*Caroline Castrillon é colaboradora da Forbes USA. Ela é ex-executiva de marketing, com 25 anos de carreira em empresas como Sony e Dell e hoje é mentora de carreira e liderança e fundadora da consultoria Corporate Escape Artist.
(traduzido por Gabriela Guido)
O post 5 motivos pelos quais as mulheres devem ter um mentor de carreira apareceu primeiro em Forbes Brasil.