12 dicas para proteger sua empresa contra ataques cibernéticos

  • Post author:
  • Reading time:7 mins read
Getty Images

“Priorize a decisão cibernética como faria com qualquer outra decisão comercial importante”

Como fundador de uma organização sem fins lucrativos que se concentra na resiliência cibernética, costumo enfatizar a importância do diálogo em torno da avaliação e análise da pegada digital de uma empresa, exposição na dark web, dados vazados e credenciais comprometidas em tempo real. Os líderes têm a responsabilidade de proteger não apenas a própria empresa contra ataques cibernéticos, mas organizações terceirizadas e os clientes que atendem.

Leia também:

A importância da segurança cibernética para o avanço da economia brasileira
Mundo corre risco de uma catástrofe cibernética em dois anos
Como o Brasil tornou-se estratégico para a cibersegurança da Accenture

Para ajudar os líderes de segurança cibernética que estão avaliando a eficácia de suas medidas de segurança cibernética, recorri aos membros do Forbes Technology Council Cybersecurity, uma comunidade online que lidero, para compartilhar suas melhores dicas para prevenir e se defender contra ataques cibernéticos.

6 ataques de cibersegurança com resgate em criptomoedas:






 

1. Priorize a decisão cibernética como faria com qualquer outra decisão comercial importante

Os líderes de segurança cibernética precisam tratar as decisões cibernéticas como decisões de negócios. Atualmente, eles costumam fazer apenas uma pergunta ao tomar uma decisão: Qual é o valor e o benefício? O truque é fazer perguntas adicionais, começando com: Qual é o risco ou exposição ao fazer isso? A segurança cibernética é um problema de negócios e requer mudanças nos processos e na tomada de decisões para corrigi-lo. – Eric Cole, Secure Anchor.

2. Eduque todos os funcionários

A estratégia mais eficaz que uma organização pode adotar para proteger seus dados é educar seus funcionários sobre ameaças cibernéticas e como suas ações podem expor ou proteger ativos digitais críticos contra ataques. As organizações devem adotar uma estratégia agressiva para garantir que todos os funcionários conheçam os riscos e como evitar que as vulnerabilidades penetrem nas defesas da organização. – Russ Kennedy, Nasuni.

3. Não se concentre apenas em dados comprometidos

Uma coisa interessante sobre isso é que ainda estamos falando sobre “credenciais comprometidas”. Enquanto continuarmos a ter essa conversa, não podemos realmente fazer perguntas sobre como evitar que ataques cibernéticos aconteçam. Os dados associados à pegada digital apenas nos permitem entender o que já foi exposto e está disponível para os agentes de ameaças – não como podemos evitar incidentes futuros. – Nikolay Chernavsky , Issquared Inc.

4. Desenvolva uma abordagem abrangente

Violações de dados podem acontecer com qualquer pessoa, não importa o quão bem preparado você esteja. A chave é ter uma abordagem abrangente para a segurança de dados, obtendo visibilidade total de dados confidenciais e seu uso, identificando riscos e violações de segurança por meio de mecanismos de política e integrando sua pilha de tecnologia para remediação eficiente, independentemente do arquétipo do ataque cibernético. – Liat Hayun , Eureka.

5. Aproveite a IA para monitoramento em tempo real

As organizações podem usar IA para monitoramento em tempo real de ataques cibernéticos de várias maneiras, incluindo detecção de anomalias, implementação de aprendizado de máquina para detecção de ameaças, utilização de processamento de linguagem natural, implementação de análises preditivas e uso de resposta a incidentes com IA. Essas ferramentas irão melhorar a capacidade de uma organização de detectar e responder rapidamente a ataques cibernéticos e reduzir seu impacto. – Cristian Randieri , Intellisystem Technologies.

6. Observe todos os dados de telemetria

Os ataques de segurança cibernética mudam dinamicamente, o melhor método para prevenir ataques cibernéticos é adotar plataformas que analisam todos os dados de telemetria que consistem em ambientes individuais e identidades de usuários. Longe vão os dias de proteção de endpoints ou contas. A próxima evolução da proteção transcende desde a identidade de um usuário individual até todo o ecossistema no qual ele opera. – Vinod Paul, Align Communications Inc.

7. Conduza revisões periódicas

Os líderes de segurança cibernética podem impedir ataques cibernéticos avaliando e analisando a pegada digital de sua empresa, exposição na dark web, dados vazados e credenciais comprometidas em tempo real – e conduzem tudo isso periodicamente. Eles podem usar ferramentas como ferramentas de avaliação de risco de segurança cibernética, ferramentas de monitoramento da dark web, ferramentas de monitoramento de dados vazados e ferramentas de monitoramento de credenciais para ajudá-los nessa tarefa. – Namrata Sengupta, Stellar Data Recovery Inc.

8. Assegurar classificação precisa de ativos e riscos

Existe uma ampla gama de serviços e ferramentas que podem fazer esse nível de monitoramento. O que eu acho que é o problema central é que muitas empresas não sabem quais dados possuem – ou quão críticos são – para os negócios ou seus clientes. A classificação e o gerenciamento adequados de ativos e riscos precisam ser uma atividade fundamental antes de investir em ferramentas de monitoramento sofisticadas. – Thomas Kranz , Thomas Kranz.

9. Preste atenção aos primeiros sinais

Os ataques de segurança cibernética são como ataques cardíacos: os sinais estão disponíveis muito antes. A análise cuidadosa dentro de uma organização (por exemplo, tráfego de dados, detalhes da sessão e problemas de acesso) e fora de uma organização (por exemplo, inteligência de ameaças, inteligência de código aberto, dark web) pode fornecer indicações antecipadas para evitar ataques a organizações e terceiros. O tempo real é tão importante quanto a última linha de defesa. – Manojkumar Parmar , AI Shield.

10. Use fornecedores terceirizados que sigam os mesmos padrões de segurança de sua organização

Os líderes de segurança cibernética podem impedir ataques cibernéticos em organizações próprias e de terceiros implementando um programa de segurança abrangente que inclui ferramentas de inteligência de ameaças, avaliações regulares de vulnerabilidade e monitoramento de rede. Eles devem trabalhar com fornecedores terceirizados para garantir que sigam os mesmos padrões de segurança e forneçam garantias de segurança adequadas para dados e sistemas compartilhados. – Tracy Levine, SonKsuru.

11. Imponha serviços com recursos de engenharia de dados

Os líderes podem obter um painel único de verdade e visibilidade de ponta a ponta em todo o cenário de ameaças externas usando serviços de plataforma comprovados com recursos de engenharia de dados que podem ingerir, normalizar e enriquecer dados rapidamente. Esses serviços podem usar IA/ML e tecnologias de processamento de linguagem natural e oferecer monitoramento de dark web e crimes cibernéticos, exposição de superfície de ataque, inteligência de ameaças e monitoramento de risco de marca e de terceiros (por exemplo, cadeia de suprimentos). – Dipesh Ranjan , Cyble.

12. Use ferramentas de inteligência de ameaças

Manter os ativos digitais da sua empresa seguros é crucial. Use ferramentas de inteligência de ameaças para detectar possíveis ameaças em tempo real. Implemente autenticação e criptografia multifator e mantenha o software atualizado. Treine os funcionários para evitar ataques de phishing e engenharia social. Divirta-se criando um scorecard de segurança cibernética e adicionando métricas dessas atividades para medir o progresso! – Nolan Garrett , TorchLight e Intrinium.

O Forbes Technology Council é uma comunidade apenas para convidados para CIOs, CTOs e executivos de tecnologia de classe mundial.

*Carlo Brayda é Presidente executivo do Tortora Brayda Institute e CEO da Gorilla Corporation.

(traduzido por Andressa Barbosa)

O post 12 dicas para proteger sua empresa contra ataques cibernéticos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário