Os pimentões são todos deliciosos e fazem muito bem para a saúde. Versáteis e cheios de aroma, eles fortalecem o sistema imunológico e ajudam na prevenção do câncer, além de terem outros benefícios dependendo da cor. Mas você sabe o que faz um pimentão ser verde, vermelho ou amarelo?
Ao contrário do que parece, as variações de pimentão não são necessariamente hortaliças diferentes. Isso significa que a diferença de cor se dá apenas porque são estágios diferentes do mesmo alimento, dependendo do quão maduro ele está.
Enquanto o pimentão verde é aquele que ainda não amadureceu, o vermelho e o amarelo já estão maduros. Além disso, a cor da hortaliça não faz diferença apenas na sua aparência, mas também em seu sabor e características.
Por isso, cada um deles pode ser melhor para um tipo de receita. Quer saber mais sobre isso? Veja a seguir:
Diferenças entre os pimentões
Cada pimentão possui componentes químicos diferentes, o que modifica sua cor e sabor.
Pimentão verde: por não ter amadurecido ainda, ele tem um gosto mais forte, levemente picante e “azedinho”. Também é o que tem menos calorias, então é ideal para quem faz dieta. Porém, pode ser mais indigesto para algumas pessoas.
Pimentão amarelo: tem um sabor mais suave e é o mais rico nutricionalmente.
Pimentão vermelho: entre os três, é o com gosto mais doce.
Usos para cada cor de pimentão
Por conta dessas diferenças, cada pimentão pode ser mais adequado para um tipo de receita. O verde, por exemplo, fica bom em saladas ou como acompanhamento para carnes. Só não se esqueça de retirar suas sementes e a parte branca interna.
Já o pimentão amarelo, com seu sabor mais suave, vai bem com peixes. Por sua vez, o vermelho fica interessante tanto em saladas quanto em molhos. Essas duas variedades ficam ótimas recheadas, então são uma opção para inovar na cozinha.