A linguagem corporal é uma forma de expressão que desempenha um papel fundamental na comunicação humana. Por meio de gestos, posturas, expressões faciais e movimentações, nosso corpo transmite o que estamos sentindo.
De acordo com Fernanda de Morais, fonoaudióloga, mentora e especialista em Comunicação e Oratória, pontua que a linguagem corporal é responsável por mais de 90% das informações transmitidas em uma interação.
“É importante que a comunicação corporal seja coerente com o que está sendo falado. Um assunto sério, por exemplo, pede menos gestos, movimentos mais firmes e certeiros; já uma conversa alegre pede mais gesticulação e movimentos mais rápidos”, explica.
Como melhorar a linguagem corporal?
Existem várias maneiras de melhorar a linguagem corporal para causar uma boa impressão, conforme a especialista. “A leitura de livros, a observação de pessoas que são referência em comunicação, como professores, palestrantes e apresentadores de TV e a autoanálise por meio de gravações de vídeos são algumas opções”, diz.
Assim, ela sugere gravar a si mesma treinando algum discurso. Depois, assista ao vídeo e observe a sincronia da sua linguagem corporal e das palavras. Isso te ajudará a entender como você se comunica, tanto verbalmente quanto fisicamente, e quais pontos precisam ser corrigidos.
A seguir, você confere algumas outras dicas da especialista para aprimorar sua linguagem corporal para se dar bem na vida pessoal e profissional.
1. Ganhe consciência corporal
Quanto mais você tiver consciência de como senta, de como anda, de como permanece em pé e como se movimenta, melhor será a sua expressão corporal. Portanto, esteja atenta a esses detalhes e concentre sua atenção nisso.
2. Observe outras pessoas
Preste atenção aos gestos, postura e expressões faciais que as outras pessoas usam para transmitir emoções e sentimentos. Isso pode ajudar você a desenvolver uma maior compreensão da maneira como se expressa.
3. Treine sua expressão corporal
Se você deseja aprimorar ainda mais suas habilidades de expressão corporal, considere a possibilidade de fazer uma mentoria ou participar de treinamentos específicos de comunicação e oratória.
Lembre-se: aprimorar a linguagem corporal é um processo contínuo. Quanto mais você praticar e se dedicar a entender seu próprio corpo, mais habilidades de comunicação não verbal poderá desenvolver.