Hoje em dia, toda a conversa sobre inteligência artificial parece ser relacionada a empregos que ela poderia substituir, mas as novas ferramentas de IA generativas também podem ajudá-lo a encontrar um novo trabalho.
Leia também:
5 profissões que serão criadas pela Inteligência Artificial
Os 15 maiores riscos da inteligência artificial
O que é inteligência artificial generativa?
Novos recursos ou ferramentas do LinkedIn, Adzuna e Rezi pretendem não apenas fortalecer o que você está enviando em um pedido de emprego, mas também ajudá-lo a tomar decisões de carreira ou até desistir.
“A IA está sendo usada praticamente em todas as etapas” do processo de planejamento de carreira, diz James Neave, chefe de ciência de dados da plataforma de busca de empregos Adzuna. Com o surgimento de tecnologias como o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, do Google, mais ferramentas relacionadas à carreira estão adicionando recursos de IA a seus produtos. Cerca de metade (46%) dos 2.153 candidatos a emprego pesquisados pelo Resume Builder disseram que estão usando o ChatGPT para escrever seus currículos ou cartas de apresentação.
Nitzan Pelman, fundador e CEO da organização sem fins lucrativos Climb Hire, plataforma que ajuda os trabalhadores a aprender novas habilidades e encontrar novas carreiras, diz que as ferramentas de IA podem ser particularmente úteis para trabalhadores menos qualificados. “Um funcionário do Trader Joe’s nem sempre sabe quais são suas habilidades”, diz Pelman. “Se eles souberem como contar ao ChatGPT sobre o que fazem, isso pode ajudá-los a traduzir essas funções em habilidades”.
Mas alguns gerentes de contratação e empresas não estão aceitando a prática. Os usuários de IA ainda devem avaliar os resultados de conteúdo e ferramentas gerados por IA, diz Pelman. “Você tem que usar seu próprio pensamento crítico para descobrir: isso é sólido ou não?”
*Emmy Lucas é escritora e fala sobre carreiras e liderança.
(traduzido por Andressa Barbosa)
O post Cinco ferramentas de IA para ajudar na sua busca de emprego apareceu primeiro em Forbes Brasil.