A niacinamida, conhecida também como vitamina B3, é um componente muito utilizado na rotina de skincare. Ela está presente em produtos como cremes, tônicos e hidratantes e pode ser combinada com vários outros ativos.
Então, se você ficou interessada em saber mais sobre a niacinamida e os seus benefícios para a pele, a médica dermatologista Geisa Costa, membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia, nos explicou tudo sobre esse ativo queridinho da vez. Confira:
O que é e quais os benefícios
A niacinamida é uma vitamina solúvel em água muito utilizada em produtos de skincare. Por ser um composto multifuncional, traz diversos benefícios, como, por exemplo, auxiliar na hidratação e reparação da pele e na redução e prevenção de manchas.
“Os benefícios são muitos, o componente hidrata a pele, atua como antioxidante e anti-inflamatório. A ação ainda ajuda em tratamentos de pessoas com melasma, rosácea, dermatite seborreica, dermatite atópica, entre outros”, conta a especialista.
Além disso, a niacinamida também contribui para a prevenção de rugas e possui função antioxidante, que protege a pele dos danos oxidativos e previne o envelhecimento precoce.
Quem pode usar a niacinamida?
A textura leve e fluida da niacinamida garante fácil absorção do produto, o que faz com que seja indicado para todos os tipos de pele, principalmente as mais oleosas. Portanto, não tem nenhuma contraindicação. Ainda assim, Geisa ressalta a importância de consultar um profissional antes de fazer uso do ativo.
“Ela [niacinamida] não é considerada um ativo agressivo. No entanto, é preciso primeiro uma consulta com o seu dermatologista para indicação, já que pode ser que o seu uso não traga os resultados esperados.”
Como incluir na rotina de skincare?
De acordo com a médica, a niacinamida pode ser utilizada pela manhã, antes do hidratante, e à noite. Mas o seu efeito depende dos outros produtos que a sua rotina de skincare inclui. “A pele, os hábitos e os cuidados de uma pessoa são diferentes da outra. Infelizmente, não é possível generalizar a forma e incluir a niacinamida na rotina, pois para ter efeito, precisa ser uma rotina customizada”, conclui.