IA a serviço da carreira: 5 passos para conseguir emprego usando o ChatGPT

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Adobe Stock

78% dos candidatos que usaram o ChatGPT conseguiram entrevistas, mas 11% foram rejeitados quando a empresa descobriu que eles estavam usando IA

A inteligência artificial já faz parte dos processos de recrutamento e seleção, cada vez mais permeados pela tecnologia, há algum tempo. Mas, com a popularização do ChatGPT, a IA passou a estar presente também do lado dos candidatos. De acordo com uma pesquisa de fevereiro do software para currículos ResumeBuilder.com, de 1.000 pessoas procurando emprego, quase metade (46%) está usando o chatbot para elaborar seus currículos ou cartas de apresentação.

A inteligência artificial está mudando a cara do trabalho, e enquanto muitos temem perder seus empregos para a tecnologia, há maneiras de usá-la a seu favor. “O ChatGPT precisa ser visto como uma facilidade, e não como uma ferramenta que substitui o conhecimento humano”, diz Mario Maffei, gerente da divisão de tecnologia da multinacional de recrutamento PageGroup

Leia também:

Do Chief AI Officer ao ChatGPT como CEO, entenda como a IA está mudando o trabalho
Como ficam os salários na era da inteligência artificial
5 profissões que serão criadas pela Inteligência Artificial

Confira 5 dicas do especialista do PageGroup de como utilizar o ChatGPT de forma eficiente para buscar emprego:





Em geral, os resultados de quem usa a IA na busca por emprego são positivos. 70% dos entrevistados viram uma taxa de resposta mais alta das empresas ao usar o ChatGPT. E 78% dos candidatos que usaram o chatbot conseguiram entrevistas, enquanto quase 6 em cada 10 foram contratados após o uso da ferramenta de IA durante o processo seletivo. 

A tecnologia pode ser um diferencial nesse processo, mas é preciso estar atento às melhores práticas. Isso porque 11% dos candidatos foram rejeitados quando a empresa descobriu que eles estavam usando o ChatGPT. 

O post IA a serviço da carreira: 5 passos para conseguir emprego usando o ChatGPT apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário