Quem nunca sentiu vontade de petiscar algo antes de dormir, não é mesmo? Esse é um hábito muito comum, mas que pode gerar dúvida, principalmente entre as pessoas que querem emagrecer: afinal, comer à noite engorda?
Segundo a médica endocrinologista e metabologista, Tassiane Alvarenga, o horário das refeições pode ser um importante fator de risco para problemas relacionados ao ganho de peso, como obesidade e doenças metabólicas e cardiovasculares.
Conforme pesquisas, pessoas que se alimentam mais cedo têm o metabolismo mais acelerado em relação àquelas que comem mais tarde e, por isso, não engordam. “Ou seja, os estudos têm demonstrado que é melhor comer durante o dia, enquanto os nossos hormônios e a nossa biologia está ativa para queimar as calorias consumidas”, pontua a especialista.
Hábitos noturnos saudáveis
Agora que você já sabe que comer à noite engorda mais em comparação ao período diurno, é importante adotar medidas para driblar a vontade de furar a dieta. Para te ajudar nesse sentido, a endocrinologista separou 4 hábitos noturnos saudáveis para colocar em prática:
Durma de 7 a 9 horas
Faça a higiene do sono 2 a 3 horas antes de ir para a cama. Ou seja, prepare o seu corpo para dormir: desligue o celular, apague as luzes e não coma nada.
Alimente-se no intervalo de 8 a 10 horas por dia
Quanto mais cedo você comer, melhor! Isso pode te ajudar a perder peso e também a reduzir o risco de desenvolver alguns problemas, como diabetes e doenças do coração, por exemplo.
Após acordar, espere uma hora para comer
Isso porque assim que acordamos, a melatonina ainda está alta e isso atrapalha a secreção da insulina no organismo.
Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios
Pode ser uma caminhada leve ao ar livre sob a luz solar para o corpo entender o que é dia e o que é noite.