Ibovespa sobe após inflação dos EUA vir abaixo do esperado

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

 

O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (12) após a divulgação dos dados da inflação nos Estados Unidos. Os preços ao consumidor no país subiram de forma modesta em junho, registrando o menor aumento anual em mais de dois anos. No entanto, espera-se que essa desaceleração não seja suficiente para desencorajar o Federal Reserve de retomar a elevação das taxas de juros em sua reunião no final deste mês. Por volta das 10h20, o indicador apresentava um aumento de 0,10% aos 117.594 pontos. Enquanto isso, o dólar tinha queda de 1,11%, sendo negociado a R$ 4,80.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O índice de preços ao consumidor nos EUA teve um aumento de 0,2% no mês passado, após ter subido 0,1% em maio, de acordo com o Departamento do Trabalho. Nos últimos 12 meses até junho, o índice registrou um avanço de 3,0%. Esse foi o menor aumento anual desde março de 2021, seguindo um crescimento de 4,0% em maio. A expectativa do mercado era de um aumento de 0,3% em junho e de 3,1% no acumulado anual.

Além da inflação, os investidores aguardam a divulgação do Livro Bege, previsto para esta quarta-feira às 15h. Esse documento, publicado pelo Federal Reserve, fornece uma visão geral da situação econômica nos EUA.

Leia Mais:

Por que a inflação americana afeta sua vida
Entenda o que significa a inflação negativa de 0,08% de junho

No Brasil, o volume de serviços prestados teve um crescimento de 0,9% em maio, após uma queda de 1,5% no mês anterior. Com esse resultado, o setor opera 11,5% acima do patamar pré-pandemia, referente a fevereiro de 2020. No acumulado do ano, houve uma expansão de 4,8%, enquanto nos últimos 12 meses o avanço foi de 6,4%. Esses dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE.

O volume do setor de serviços no Brasil cresceu mais do que o esperado em maio. O consenso do mercado previa um leve aumento de 0,3% na atividade em relação a abril e um crescimento anual de 3,8%.

Em relação ao cenário político, após a aprovação na Câmara dos Deputados, o líder do MDB, Eduardo Braga, será o relator da reforma tributária no Senado. O relator espera que a proposta seja votada em outubro na Casa.

Além disso, os indicados para as diretorias de Política Monetária e Fiscalização do Banco Central, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, assinarão os termos de posse em Brasília.

Mercado internacional

A economia do Reino Unido está se mostrando resistente aos aumentos nos juros ao longo do último ano e meio, mas levará tempo para que o impacto total das altas se manifeste, disse o Banco da Inglaterra. No mês passado, o banco elevou os juros para 5%, ante 0,1% no final de 2021.

Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,3% em junho em relação a maio. A inflação veio em linha com o esperado pelo mercado. Já na base anual, o CPI subiu 6,4% em junho em comparação com o mesmo mês do ano anterior, também em linha com as projeções.

Confira os principais índices:

EUA (futuros):

Dow Jones: -0,23%
S&P 500: -0,25%
Nasdaq: -0,19%

Europa:

DAX (Frankfurt): +0,49%
FTSE100 (Londres): -0,24%
CAC 40 (Paris): +0,57%

Ásia:

Nikkei (Tóquio): -1,17%
Kospi (Coreia): -1,16%
Xangai (China): -0,28%

(Com Reuters)

O post Ibovespa sobe após inflação dos EUA vir abaixo do esperado apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário