Pré-Mercado: o que acontece se a inflação for negativa?

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read

Bom dia. Estamos na segunda-feira, 10 de julho.

Cenários

A inflação está em pauta nesta semana. Na madrugada desta segunda-feira (10), foi divulgada a inflação ao consumidor e ao produtor na China.
O Índice de Preços ao Produtor chinês registrou uma deflação (queda de preços) anual de 5,4% em junho, ante a deflação de 4,6% em 12 meses até maio. Já o índice de preços ao consumidor registrou inflação zero nos 12 meses até junho, queda em relação aos 0,2% registrados nos 12 meses até maio.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Perspectivas

A deflação nos preços ao produtor na China não é uma surpresa e reforça a percepção de que a economia chinesa está desacelerando, o que abre espaço para cortes mais profundos dos juros pelo Banco do Povo da China, o banco central chinês. No entanto, na terça-feira (11) deverá ser divulgada uma deflação no Brasil, com o IPCA de junho. A mediana das expectativas do mercado é de uma queda de 0,08% nos preços, ante a alta de 0,23% em maio. Se confirmada, essa deflação pode reduzir o IPCA acumulado em 12 meses para 3,20%, levemente abaixo do centro da meta da inflação, o que abre espaço para uma queda de juros já na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de agosto.

Indicadores

Brasil

Relatório Focus

Estados Unidos

Discurso da governadora do Fed de Cleveland, Loretta Mester

Discurso do governador do Fed de Atlanta, Raphael Bostic

O post Pré-Mercado: o que acontece se a inflação for negativa? apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário