Bolo solado: veja 3 erros que você pode estar cometendo

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Para quem ama cozinhar, não há nada mais frustrante do que fazer um bolo e ele sair solado, não é mesmo? Se você já passou por isso e até hoje não entendeu o que deu errado com a sua receita, fique tranquila. A confeiteira Bruna Rebelo separou os 3 maiores erros que levam ao bolo solado. Confira:

3 erros que deixam o bolo solado

Não conhecer seu forno

Existem algumas opções de forno no mercado, como o elétrico com ou sem convecção, a gás ou a lastro. Mas, independente de qual seja o seu, é importante que você o conheça bem, pois, dependendo do tipo do equipamento, pode haver variações na temperatura e no tempo de preparo do bolo. Por isso, a confeiteira recomenda adquirir um termômetro de forno, que lhe permitirá ter um controle maior sobre a temperatura. 

Não fazer o “mise en place” e nem pesar os ingredientes

Toda receita segue um padrão, mas não é aquela xícara de chá ou colher de sopa que estamos acostumadas a ver nas receitas. Esse padrão é pesado na balança! Além disso, fazer o “mise en place”, ou seja, separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, também é fundamental. 

“ O ‘mise en place’ nada mais é do que ler a receita, separar os ingredientes nas quantidades indicadas e, só então, botar a mão na massa. Imagina ter que parar de bater um bolo porque esqueceu de pegar o açúcar? Isso vai te atrapalhar e provavelmente fará com que o resultado não seja o esperado”, alerta Rebelo. 

Não respeitar as etapas do processo

Um bolo não é feito de uma hora para a outra. Uma forma de 16 cm com cerca de 600g de massa, por exemplo, leva entre 40 e 45 minutos para assar (a depender do desempenho de cada forno). Mas durante esse período, é preciso ter paciência. Portanto, não abra o forno antes dos 20 minutos. Respeite o tempo e também as medidas da receita!

Dica extra!

Outra dica da confeiteira para evitar bolos solados é utilizar o método reverso, que nada mais é do que bater a manteiga com a farinha de trigo ao invés de algum ingrediente líquido. Segundo ela, isso ajuda a proteger a farinha da umidade dos ingredientes líquidos para inibir a formação do glúten e produzir um bolo mais macio.

Deixe um comentário