O Ibovespa iniciou as negociações desta quinta-feira (6) em queda, após a divulgação da ata que revelou a decisão do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed) de manter a taxa de juros na reunião de junho, como uma medida para ganhar tempo e avaliar a necessidade de novos aumentos. No Brasil, os investidores estão aguardando a votação da reforma tributária, que deverá acontecer na noite desta quinta.Por volta das 10h15, o Ibovespa registrava uma queda de 0,32%, atingindo 119.528 pontos. Enquanto isso, o dólar apresentava uma alta de 0,73%, sendo negociado a R$ 4,88.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A ata divulgada na quarta-feira (5) trouxe detalhes adicionais, indicando que, embora as previsões da equipe do Fed apontem para uma “recessão leve” neste ano, as autoridades de política monetária avaliaram os dados que mostram um mercado de trabalho ainda restrito e melhorias modestas na inflação.
Os investidores que negociam contratos relacionados à taxa de juros acreditam que o Fed provavelmente elevará a taxa básica em 0,25 ponto, para uma faixa entre 5,25% e 5,5%, durante sua reunião programada para os dias 25 e 26 de julho.
No Brasil, os investidores estão acompanhando de perto as discussões sobre questões econômicas no Congresso Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que há expectativa de que o projeto da reforma tributária seja votado na Casa ainda nesta quinta-feira.
Lira também expressou a esperança de que as mudanças no Carf sejam votadas ainda nesta semana pela Câmara, ressaltando que a reforma tributária é a principal prioridade do Brasil no momento.
Mercado internacional
Nos EUA, a criação de vagas de trabalho no setor privado aumentou mais do que o esperado em junho, indicando que o mercado de trabalho continua forte apesar dos riscos crescentes de uma recessão devido à taxa de juros alta. O setor privado abriu 497 mil vagas de emprego no mês passado. Economistas consultados pela Reuters previam abertura de 228 mil postos no setor privado.
Leia Também:
Ações: as cinco maiores ganhadoras e perdedoras do primeiro semestre
20 ações para lucrar com o ChatGPT (antes que seja tarde)
Oito ações e três setores promissores na Bolsa em 2023
Na zona do euro, as vendas no varejo permaneceram inalteradas em maio em relação a abril, com o aumento dos gastos em itens não alimentícios compensando quedas em alimentos e combustível.Em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume de vendas no varejo nas 20 nações que usam o euro caiu 2,9% em maio.As expectativas em uma pesquisa da Reuters com economistas eram de alta mensal de 0,2% e queda de 2,7% em relação ao ano anterior.
Na Alemanha, as encomendas à indústria aumentaram mais do que o esperado em maio devido a pedidos em larga escala de navios, aeronaves e veículos militares, mas analistas disseram que, além dessas compras excepcionais, o setor continua sob forte pressão. A entrada de encomendas aumentou 6,4% em relação ao mês anterior em base sazonal.
Confira os principais índices:
EUA (futuros):
Dow Jones: -0,83%
S&P 500: -0,88%
Nasdaq: -1,10%
Europa:
DAX (Frankfurt): -1,65%
FTSE100 (Londres): -1,69%
CAC 40 (Paris): -2,33%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): -1,70%
Kospi (Coreia): -0,88%
Xangai (China): -0,54%
(Com Reuters)
O post Ibovespa recua após ata do Fed e reforma tributária segue no radar apareceu primeiro em Forbes Brasil.