O inverno chegou com tudo! E, conforme a estação exige, essa é a hora de retirar todas as roupas mais pesadas do fundo do guarda-roupa. Afinal, o importante é justamente se aquecer bem nos dias mais frios. O problema é que quase sempre essas peças vem com um odor desagradável, já que elas estavam guardadas.
Além disso, devido à falta de luz e ventilação, bem como à umidade acumulada ao longo do tempo, é possível que essas roupas estejam com mofo ou bolor. Ou seja, é de extrema importância que essas peças sejam higienizadas, até para evitar alergias ou outros problemas de saúde.
Por isso, separamos dicas valiosas no cuidados de roupas guardadas de Elvis Barreto, que é especialista no assunto. Confira quais são a seguir!
Avalie o que fica e o que vai embora
A primeira recomendação do gerente de pesquisa e desenvolvimento de Vanish é que você faça uma revisão completa do guarda-roupa. Assim você conseguirá analisar quais peças devem ser mantidas ou doadas.
“Identifique aquelas que requerem cuidados especiais e realize os reparos necessários, como pequenos remendos ou a reposição de botões. Por fim, verifique as etiquetas das peças para separá-las entre aquelas que podem ser lavadas na máquina de lavar e as que exigem cuidados manuais”, comenta.
Deixe as roupas em um local ventilado
Após essa primeira etapa, o ideal é arejar as roupas. Até porque isso vai ajudar bastante a eliminar o cheiro de “guardado” das peças. Um ponto que o especialista ressalta é que não é necessário deixá-las no sol para isso.
“Contrariamente à crença popular, expor as peças ao sol não é a melhor solução, pois o calor pode fortalecer a presença de ácaros. O ideal é deixar as roupas arejando em locais sombreados e bem ventilados”, diz Elvis.
Algumas peças exigem cuidado diferenciado como lã e tricô. “Uma alternativa é colocá-las em um saco plástico e levá-las ao freezer por aproximadamente meia hora, pois os ácaros não sobrevivem a baixas temperaturas”.
Eliminando as temidas “bolinhas”
Sabe aquelas “bolinhas” que aparecem em algumas roupas? Elas são formadas quando as fibras se juntam e criam pequenas esferas de tecido, principalmente em áreas de maior atrito e desgaste, como punhos e axilas.
O bom é que é possível eliminá-las das roupas! “Esse problema pode ser facilmente resolvido com o auxílio de uma esponja de cozinha. Utilize a parte áspera da esponja para remover as bolinhas, tendo o cuidado de não esfregar com muita força”, diz o especialista.
Atenção à lavagem das roupas
Usar produtos apropriados fará total diferença para que as peças de roupa se mantenham cheirosas e bem cuidadas durante todo o inverno. Portanto, priorize sempre aqueles que ajudam a preservar as cores e integridade de cada tecido. Ah, e não se esqueça de seguir as instruções de lavagem indicadas nas etiquetas!
Elvis ressalta ainda que peças de couro não devem ser lavadas. “É possível restaurar sua maciez e aroma utilizando um pano umedecido com óleo de amêndoas. Evite guardar as peças em capas plásticas, pois isso pode ressecá-las”.
Invista em um antimofo
Vale a pena colocar um antimofo no armário assim que a temporada de frio intenso acabar. Além de facilitar sua vida, ele também afastará mofos e bactérias causadoras de doenças. Atualmente existem opções perfumadas, que deixarão suas roupas com um aroma agradável ao longo do ano no guarda-roupa.