Começou nesta quarta-feira (5) o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), em São Paulo. Ocupando o Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp e tendo como temática “Singularidades Interativas”, o evento conta com 183 participações de artistas de 39 países. Entre eles, estão países como Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, China, França, Finlândia, Japão, Irã, Reino Unido, Espanha, México, Colômbia, Itália e Portugal.
Com entrada gratuita e permanência até o dia 27 de agosto, o festival é um evento onde o público pode interagir e conhecer o que há de mais inovador na união entre arte, ciência e tecnologia. Em uma experiência interativa com as obras, os visitantes tem acesso à exposição principal e a outras instalações no local.
Temática do festival
O FILE São Paulo 2023 trabalha com o tema “Singularidades Interativas”. Essa é à hipótese à la ficção científica de que a interação mútua entre as inteligências artificiais (IAs) e humanas levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada. Ou seja, de um “eu artificial”, que poderia dialogar com o “eu natural”, trocando informações e experiências de diversas maneiras.
Essa ideia, segundo Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, curadores e cofundadores do FILE, vai à contramão daquele pensamento de que a IA se tornará em breve autônoma e autoconsciente.
“Uma ‘consciência mixada’ conjunta conectaria consciências humanas ao vasto conhecimento produzido na história da humanidade por intermédio de uma consciência artificial e isso poderia ocasionar uma transformação evolutiva. Não como uma única singularidade artificial que dominaria a humanidade, mas como ‘Singularidades Mixadas’ que interagiriam entre si, na solução dos problemas complexos do mundo”, explicam os curadores sobre a proposta da edição.
Serviço
FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Período: de 5 de julho a 27 de agosto de 2023
Horários: terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp
Entrada gratuita e por ordem de chegada.
Mais informações no site www.file.org.br