As ações europeias ficaram praticamente estáveis com negociações fracas nesta terça-feira (4), com a falta de novos dados econômicos da região e a incerteza sobre a direção das taxas de juros globais mantendo os investidores cautelosos.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,07%, a 461,30 pontos, com negociações dentro de uma faixa de dois pontos durante a maior parte do dia, conforme investidores avaliaram sinais “hawkish” (agressivos contra a inflação) de autoridades de bancos centrais contra os dados que apontam para a desaceleração do crescimento global.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os principais formuladores de política monetária mantiveram seu foco na redução da inflação para suas metas, mesmo diante da desaceleração do crescimento nos Estados Unidos e na zona do euro, aumentando a incerteza sobre as futuras medidas de política monetária.
Analistas também apontaram para um calendário fraco de dados econômicos e volumes pequenos de negociação, influenciando as movimentações do mercado, com os mercados dos EUA fechados devido a feriado.
Entre os setores, as mineradoras recuaram 0,4%, com os preços dos metais em queda devido às preocupações com as perspectivas de demanda da China, após uma série de dados econômicos fracos.
No entanto, uma alta de 2,7% nos papéis imobiliários ajudou a manter o STOXX 600 estável, enquanto as ações de saúde se recuperaram de quedas acentuadas do dia anterior.
O post Índice europeu fica estável com incertezas persistentes sobre juros apareceu primeiro em Forbes Brasil.