Defender seus interesses é fundamental para que mulheres cresçam na carreira. No entanto, pode ser uma coisa difícil para elas. Fomos ensinadas a não questionar, sermos humildes e a deixar nossas conquistas demonstrarem nossos valores. Mas isso não é suficiente para que uma pessoa seja promovida. As mulheres precisam se sentir seguras e confiantes o suficiente para falar e se autopromover.
Um estudo conduzido com funcionários do Google por mais de dois anos descobriu que a segurança psicológica é um dos cinco principais aspectos que diferenciam as equipes de sucesso das demais. Os funcionários precisam se sentir confortáveis para assumir riscos e compartilhar ideias sem insegurança ou constrangimento.
Leia também
Cada vez mais longe: estamos a 131 anos da equidade de gênero
Mulheres são as que mais fazem tarefas “domésticas” do escritório
As mulheres também se preocupam com a forma como são vistas pelos outros quando defendem seu espaço ou conquistas no trabalho. De acordo com uma pesquisa do portal de empregos Indeed, 73% das entrevistadas têm receios em relação à forma como são vistas quando falam bem de si mesmas. Essa estatística não é surpreendente: vários estudos anteriores mostram que mulheres assertivas no local de trabalho sofrem represálias.
Espera-se que líderes sejam ousados e confiantes. Mas quando as mulheres exibem essas características, muitas vezes são vistas de forma negativa. E, enquanto elas estão constantemente se adaptando às expectativas de gênero, ficam cada vez mais exaustas.
Veja cinco maneiras para que mulheres defendam seus interesses no trabalho:
Pode ser complicado para as mulheres defenderem seus próprios interesses no trabalho, mas não é algo impossível. Identifique suas necessidades no ambiente profissional, determine como atendê-las pode trazer benefícios ao seu trabalho e planeje sua abordagem para consegui-las. Em último caso, se a empresa onde você trabalha não pode lhe dar o que você merece, talvez seja hora de procurar outro emprego.
* Caroline Castrillon é colaboradora da Forbes USA. Ela é mentora de liderança corporativa e ajuda mulheres a lidar com mudanças em suas carreiras.
(Traduzido por Gabriela Guido)
O post 5 estratégias para mulheres defenderem seus interesses no trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.