A indústria automotiva nunca esteve em um estado de turbulência mais intenso. Tudo, desde a tecnologia do sistema de transmissão, passando pela conectividade até a direção autônoma, está mudando mais rápido do que nunca, e todas as montadoras globais estão lutando para acompanhar. Essas mudanças tectônicas em ritmo acelerado na tecnologia automotiva estão impulsionando produtos futuros, como refletido no mais novo carro-conceito da Mercedes-Benz, o Vision One-Eleven.
Veja fotos do Mercedes-Benz Vision One-Eleven:
Seu principal apelo é uma interpretação ousada e moderna do design veicular (inspirada na linguagem “One Bow” da marca) combinada com o histórico e icônico carro experimental Mercedes-Benz C 111, da década de 1970 – ambos incorporam layouts de motor central, portas em forma de asa de gaivota e conjunto mecânico de vanguarda.
No entanto, enquanto o C 111 experimentava motor Wankel turbodiesel, o Vision One-Eleven incorpora a mais recente tecnologia de propulsor elétrico de fluxo axial, desenvolvida pela empresa britânica de motores elétricos YASA, uma subsidiária 100% da Mercedes-Benz AG. Seus motores elétricos são capazes de gerar alta potência e torque, sendo extremamente leves e compactos.
Esta tecnologia permitirá à Mercedes-Benz colocar motores elétricos próximos às rodas, reduzindo significativamente a perda de energia e aumentando a eficiência da bateria em futuros modelos. De acordo com Markus Schafer, diretor técnico da Mercedes-Benz, tal solução “oferece potência de carro de corrida em um pacote consideravelmente menor, ideal para veículos elétricos de alto desempenho”.
Leia mais:
Chevrolet Equinox EV conviverá com versão turbo do SUV
Volvo apresenta detalhes do EX30, que chega ao Brasil em 2024
China anuncia redução de impostos de US$ 72 bi para elétricos
Embora números de desempenho ainda não estejam disponíveis, o carro-conceito apresenta sugestões avançadas de design exterior e interior além de suas portas em forma de asa de gaivota. Isso inclui janelas de canto transparentes à frente das portas com um padrão pixelado, em homenagem ao C 111. Esse tema continua na grade frontal, entre as lanternas traseiras e no display do painel dentro da cabine.
O exterior do Vision One-Eleven também apresenta soluções substanciais de gerenciamento de ar, com um grande divisor dianteiro sob a grade, painéis de balancim largos entre as rodas e um divisor traseiro agressivo emoldurando os pneus traseiros. Esse design facilita a localização dos motores de fluxo axial montados em cada roda traseira, e todos esses painéis inferiores são pintados de preto fosco, conectando ainda mais o Vision One-Eleven ao seu antepassado C 111.
A inspiração dos anos 1970 continua no interior, com uma cabine laranja e prata com assentos baixos e um volante quadrado com grandes botões e mostradores para controlar os vários sistemas do Vision One-Eleven. O design minimalista da cabine usa almofadas de assento integradas ao piso, uma pequena tela central sensível ao toque e o painel curto com a tela pixelizada acima mencionada entre os pilares A. Cintos de quatro pontos, na cor laranja e com fivela polida, enfatizam as capacidades de desempenho do carro.
O Vision One-Eleven incorpora várias tecnologias que a Mercedes-Benz está explorando, incluindo um sistema de realidade aumentada que traz informações e perspectivas adicionais ao motorista em tempo real. O interior do carro-conceito também apresenta material de poliéster 100% reciclado ou couro processado de forma sustentável curtido com casca de grãos de café.
Como acontece com a maioria dos carros-conceito, o Mercedes-Benz Vision One-Eleven provavelmente não verá a produção em sua forma atual. Mas as inovações de design, tecnologia e engenharia que ele apresenta certamente serão vistas nos futuros veículos de série da Mercedes-Benz.
O motor axial, por exemplo, está sendo fornecido para marcas de superesportivos, como Ferrari e Lamborghini, com resultados impressionantes. Quando chegarem aos produtos Mercedes-Benz de alto volume, você pode esperar evoluções substanciais em desempenho e autonomia. Embora adoremos a aparência ousada do Vision One-Eleven, esse tipo de inovação técnica no mundo real é ainda mais emocionante.
*Foi editor-chefe da Edmunds.com antes de se juntar à Kelley Blue Book, como Diretor Sênior de Insights da Indústria, em 2013. Em 2016, se tornou Editor Executivo da Autotrader e da Kelley Blue Book; e em 2020 virou Analista Executivo da iSeeCars.com.
(Traduzido por Rodrigo Mora).
O post Conceito Vision One-Eleven vislumbra futuro elétrico da Mercedes-Benz apareceu primeiro em Forbes Brasil.