A Meta divulgou, nesta quinta-feira, 29, como funcionam seus algoritmos, incluindo as redes Facebook e Instagram. O movimento ocorreu como antecipação a uma determinação da União Europeia para que a empresa explicasse como operam suas plataformas. No ano que vem, o bloco passará a ter a Lei de Mercados Digitais que regula as dinâmicas de empresas de tecnologia e redes sociais.
No texto, Mark Zuckerberg, fundador da empresa, explica como as recomendações surgem para os usuários. No ano de 2021, a empresa também havia detalhado a dinâmica de sugestões do Feed do Instagram. Ela frisou, no entanto, que os sistemas de IA estão em evolução e mudam com muita frequência.
Leia também:
4 tendências do TikTok que influenciam outras redes sociais
Por que o TikTok vem se tornando uma rede de buscas?
TikTok é a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023
Na carta, porém, a Meta explica que a prioridade do algoritmo são postagens de círculos virtuais, o que representa posts de amigos, conteúdos de páginas que as pessoas mais acompanham e grupos que elas frequentam. Além disso, a IA também mescla informações como histórico de interação com autores de determinados posts. A partir daí, o algoritmo escolhe os conteúdos oferecidos ancorados em uma pontuação. Os posts com maior pontuação são priorizados nos feeds. O sistema também analisa como as pessoas interagem com contas específicas para conseguir recomendar conteúdos de interesse.
4 tendências do TikTok que influenciam outras redes sociais
O post Entenda como funciona o algoritmo do Instagram, segundo a própria Meta apareceu primeiro em Forbes Brasil.