A dificuldade para dormir é um problema que atinge cerca de 40% dos brasileiros, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Se não tratado, a longo prazo, pode trazer vários prejuízos à saúde, entre eles, diabetes, obesidade, pressão alta e doenças cardiovasculares.
Para evitar esse cenário, a nutricionista Bettina Del Pino explica que as pessoas podem investir nos calmantes naturais, ou seja, alimentos ricos em substâncias que conseguem ajudar o organismo a recarregar suas energias durante o sono.
“O triptofano, assim que reconhecido pelo nosso cérebro, estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, que é responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar. A ingestão de vitamina B6 e magnésio ajuda na produção do triptofano em nosso corpo”, esclarece.
Contudo, ela ressalta que isso não substitui o acompanhamento médico adequado. Além disso, também é importante evitar consumir alimentos gordurosos como carnes vermelhas, frituras, cafeína e refrigerantes, pois eles comprometem ainda mais o sono. “Uma alimentação saudável e balanceada é forte aliada no combate à insônia”, pontua Pino.
Quais são os calmantes naturais?
Para ajudar as pessoas que sofrem com algum distúrbio do sono a conseguir descansar adequadamente, a especialista preparou uma lista de calmantes naturais que podem ser consumidos durante o dia para estimular o sono. Veja abaixo:
Grãos integrais
Grandes fornecedores de carboidrato, contém vitaminas e minerais que podem auxiliar numa melhor absorção de triptofano.
Castanhas e sementes
São fontes ricas em triptofano. Além disso, fornecem magnésio ao corpo, substância que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse.
Aveia
É fonte de melatonina, conhecida popularmente como hormônio do sono. A substância auxilia a adormecer mais facilmente.
Grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja
Fontes ricas de triptofano, além de vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.
Banana
Rica em triptofano, carboidratos e magnésio, responsáveis pelo auxílio na produção de hormônios como a serotonina e melatonina, que contribuem para a qualidade do sono.
Frutas vermelhas e kiwi
As frutas são ricas em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.
Maracujá
Tem propriedades calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, produzindo efeito analgésico e relaxante muscular.
Fonte: Saúde em Dia