Hoje muito se fala da ideia de presença executiva, algo impalpável, mas que pouca gente sabe exatamente como desenvolver. Definir essa qualidade também não é simples. Pode ser uma mistura de autoconfiança, credibilidade, postura e boa comunicação e que, como quase tudo no mundo corporativo, pode sofrer vieses de gênero. Se você está pensando seriamente em chegar ao nível executivo e ficar lá, analise os itens dessa lista: escolhemos alguns mitos sobre essa qualidade para você derrubar e ser mais lembrada por colegas e chefes.
Leia também:
Futuro do trabalho: 23% das profissões devem se modificar até 2027
5 profissões que serão criadas pela Inteligência Artificial
Aqui estão alguns mitos sobre presença executiva e gênero que precisam ser dissipados:
Mito #1. Se uma mulher quer chegar ao topo, ela precisa agir como um homem
Embora possamos aprender algo com homens que vieram antes de nós, isso não significa que temos que fazer as coisas da mesma maneira para sermos igualmente bem-sucedidas. Muitas mulheres, que são algumas das líderes mais bem-sucedidas que conheço, não tentam ser algo que não são. Elas são autênticas. Encontre o estilo de liderança com o qual você se sente confortável e, se precisar de ajuda, considere contratar um coach executivo que possa fornecer feedback imparcial. Trabalhe com essa pessoa para desenvolver seus pontos fortes mem vez de tentar se igualar a outros executivos, por mais inspiradores que sejam.
Mito #2. Pessoas bem-vestidas já nasceram com essa capacidade
Deixe-me te contar algo: essas pessoas bem-vestidas acordam todos os dias parecendo você e eu. Eles têm bolsas sob os olhos e saem da cama descabeladas e de chinelos. O segredo deles é que muitos contrataram consultores de estilo para ajudá-los a projetar uma imagem mais profissional. Descobri isso ao falar com uma CEO que é minha cliente. Comentei como ela sempre parecia tão bem arrumada. Ela riu e me contou sobre a personal stylist que contratou. Se você é como muitas mulheres ocupadas que conheço, montando um guarda-roupa que diz: “Eu estou no comando!” provavelmente está no final da sua lista. Bem, você precisa colocar isso no início porque as pessoas fazem julgamentos todos os dias com base na aparência. Olhe em volta e peça a uma executiva bem-vestida uma indicação de seu stylist.
Mito #3. Ou você nasce com presença executiva ou não tem
Claro, algumas pessoas parecem ter nascido líderes. Depois, há o resto de nós. Mas nós podemos adquirir essas habilidades. É preciso apenas um pouco de trabalho – e talvez alguma ajuda externa – para chegar lá. É difícil fazer melhorias, a menos que você saiba por onde começar. É por isso que sugiro pedir feedback aos colegas e ao seu chefe sobre maneiras de melhorar sua comunicação e comportamento geral. Provavelmente, você não vai gostar de tudo que ouvir. A chave é aceitar o feedback de forma construtiva e, em seguida, tomar medidas concretas para abordar as áreas que causarão o maior impacto.
O post Sabe o que é presença executiva? Veja 3 mitos sobre essa qualidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.