Paulistana do Tatuapé, Cecilia Dias, hoje vice-presidente de marketing da Pepsico Brasil Alimentos, teve uma infância de muita brincadeira na rua: taco, queimada, bicicleta – dentro de casa, a farra também era grande: a mais velha de quatro irmãos, cachorro pra cá e pra lá… Na fase adolescente, sobressaiu um lado mais introspectivo: gostava de ficar sozinha, lendo, em vez de sair toda hora com os amigos.
“Minha mãe (professora até hoje) lia muito, e minha avó tinha a coleção da Agatha Christie, na qual fiquei viciada. Viajava nas histórias. Outro livro que adorei foi Capitães da Areia, de Jorge Amado”, conta a executiva, hoje com 44 anos, e há dois anos na sua atual posição na Pepsico. No marketing da companhia ela está há cinco anos.
Veja os CEOS mais bem avaliados do Brasil em 2003:
Cecília faz parte da lista Forbes Melhores CMOs do Brasil, destacando 10 talentos que conseguiram traduzir com brilhantismo o espírito do nosso tempo à frente de posicionamentos e ações de marketing vitoriosas. São executivos que ajudam a valorizar ainda mais as poderosas marcas que representam. Entre elas estão Mondelēz, Pespico, Notco, Nestlé, Smiles, Boticário, GM, Mastercard, Reckitt e Vivo.
Leia também:
Quem é Helen Jacintho, a presidente do ForbesMulher Agro
De caloura a diretora da mais importante universidade agro do Brasil
“Sua vida acabou”, ouviu a mulher que faz o agro economizar US$ 40 bi
Semeado pela frequência de leitura (“passava as férias lendo de tudo”), o sonho de ser escritora entrou no radar de Cecília – o que acabou não acontecendo, mas foi o suficiente para colocá-la nos trilhos da comunicação social, curso superior no qual se formou pela ESPM. A publicidade logo a fisgou, e o desejo de morar sozinha e ter independência financeira acelerou a estudante a buscar seu primeiro emprego. Conseguiu entrar no programa de trainee da Câmara Americana.
Subiu um degrau quando foi atrás de outro anúncio no mural da faculdade: estágio no trade marketing da Unilever. “Nem sabia o que era, mas a palavra marketing já bastou para me interessar.” Aqui, uma curiosidade sobre a trajetória da executiva e de seu pai: ele trabalhou na Unilever até 1994 – Cecília entrou na companhia em 1999, e lá ficou por 19 anos. “O desafio que tenho atualmente é o mais legal da minha carreira toda – cuidar do negócio de salgadinhos da PepsiCo, com marcas das mais amadas nesse segmento, como Doritos, Cheetos, Ruffles, Lay´s e Elma Chips.”
Inscreva sua empresa ou cooperativa no Forbes Agro100 utilizando este link
Siga a ForbesAgro no Instagram
Ao destacar grandes trabalhos recentes, a CMO lembra da campanha de Lay´s, do ano passado. “Mostramos algo que nem todo mundo sabe, que a nossa batata vai do campo para o pacote em 48 horas, um processo simples que envolve batata, óleo e sal. Temos uma preocupação muito genuína com o consumidor e com a diversidade que envolve nossos castings.”
Para 2023, ela sublinha que o desafio é enorme, uma vez que os resultados dos anos anteriores são muito bons. “A barra está alta para a gente continuar evoluindo; seguir relevante para o consumidor em um ambiente sempre em transformação.”
A rotina de Cecilia se divide entre o filho Nic, de 7 anos, (“superfofo, uma figura, aprendo muita coisa com ele”), a prática de pilates (“faço há mais de 10 anos, três vezes por semana, cedinho”) e os compromissos profissionais. “Se você fica só no escritório, é difícil se conectar com as pessoas – me fascina entender de gente, ter um olhar cada vez mais humano.”
A lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2023 foi publicada na edição 106 da Revista Forbes, que pode ser acessada por aplicativo ou na versão impressa.
O post “Me fascina entender de gente”, diz a CMO da Pepsico Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.