Artistas estão furiosos com a abertura de Invasão Secreta feita com IA

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

A abertura de Invasão Secreta foi feita por meio de IA generativa

Demorou cerca de 30 segundos para a série Invasão Secreta, da Marvel, tropeçar em controvérsia após sua estreia. Embora supostamente o conteúdo, em si, seja muito bom, os créditos de abertura deixaram algumas pessoas chateadas, artistas, fotógrafos e mesmo parte do elenco.

Invasão Secreta é, provavelmente, o projeto com maior uso de inteligência artificial nas produções da Marvel até aqui, e isso não é segredo. “Quando entramos em contato com os fornecedores de IA, usar a tecnologia já fazia parte da estrutura da série”, disse o diretor Ali Selim.

Leia também:

10 séries de tecnologia e inovação para assistir em 2023
10 principais tendências tecnológicas para 2023
5 tecnologias que mudam vidas e as pessoas ainda não entendem

Selim continua dizendo que ainda não entende como a IA generativa funciona, mas gostou do que estava fazendo. “Falávamos com eles sobre ideias, temas e palavras, e então o computador trazia algumas coisas interessantes.”

A IA generativa funciona por meio da referência de milhões de imagens feitas por artistas ou fotógrafos reais. A partir daí, ela cria algo com referências de todos eles. Portanto, para a Marvel isso representa um problema duplo: A) as empresas de IA estão efetivamente roubando sua arte sem permissão ou compensação e B) por sua vez, estão usando a arte gerada por IA para substituir artistas reais.

Veja o ranking dos 5 episódios de Black Mirror, do pior ao melhor:





A sequência de créditos me lembra os primeiros dias de Midjourney, quando a arte da IA era profundamente estranha e perturbadora e, às vezes, quase mistificadora, o que eu suponho que seja o que eles estão procurando. Quando um diretor não “entende” como a arte da IA é feita quando você digita prompts e depois coloca isso dentro de uma das maiores franquias do mundo, me parece complicado.

O que é inteligência artificial generativa?

A inteligência artificial generativa é uma tecnologia que permite que um computador crie conteúdo original, como texto, imagens, música ou até mesmo vídeos. Ao contrário da inteligência artificial convencional, que é programada para executar tarefas específicas, a IA generativa é capaz de criar algo novo e inesperado.

Leia também:

Por que 2023 será o ano da inteligência artificial?
Além do hype: o que você realmente precisa saber sobre IA em 2023
Meta lança modelo de linguagem de inteligência artificial LLaMA

Essa tecnologia é baseada em algoritmos de aprendizado de máquina que são treinados usando enormes conjuntos de dados. Por exemplo, um algoritmo de aprendizado de máquina pode ser treinado usando milhões de imagens de gatos, o que permite que ele crie suas próprias imagens de gatos.

Apesar das possibilidades incríveis oferecidas pela IA generativa, há também preocupações éticas em torno do seu uso. Por exemplo, se um programa de IA generativo escreve uma notícia falsa que é indistinguível da realidade, isso pode ter consequências graves para a sociedade.

O post Artistas estão furiosos com a abertura de Invasão Secreta feita com IA apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário