É caspa ou dermatite? Entenda os sintomas e as diferenças entre elas

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

A caspa é um problema comum que causa descamação principalmente no couro cabeludo, resultando em flocos brancos e visíveis formados por células mortas. No entanto, existe também a dermatite seborreica, que por ter sintomas parecidos com a caspa, pode ser confundida com a condição e tratada de forma inadequada. 

“A caspa é uma descamação que ocorre no couro cabeludo e geralmente está associada a proliferação de fungos. Então, podemos dizer que é um tipo de micose. Já a dermatite seborreica é uma alteração inflamatória crônica causada por distúrbios na produção de sebo que também provoca descamação. As placas são geralmente maiores, oleosas, amareladas e ficam mais aderidas à base dos fios, não se soltando com facilidade”, explica a cientista Jack Alecrim. 

De acordo com ela, a dermatite se manifesta não apenas no couro cabeludo, mas também em regiões próximas ao rosto, como sobrancelhas, a região atrás das orelhas e a zona T da face. “Outros tipos de descamação associados a quadros de alergias, psoríase e ressecamento do couro cabeludo, por exemplo, podem ser confundidos com caspa. Por isso, o diagnóstico de um especialista é fundamental para identificar corretamente cada caso”, completa. 

Tratamento

Embora ainda não exista uma cura definitiva para ambas as condições, é possível controlá-las a partir de cuidados específicos. Segundo Alecrim, o tratamento para a caspa é transitório e envolve antifúngicos, enquanto para a dermatite seborreica é contínuo e pode exigir o uso de corticóides tópicos e até medicação oral. 

“Hoje temos disponíveis formulações de uso diário especialmente desenvolvidas para manter o cabelo saudável, o que é fundamental para controlar condições como a caspa e a dermatite seborreica, além de evitar quadros de queda de cabelo e melhorar a saúde e crescimento dos fios”, conclui. 

Incidência no inverno

O inverno pode dificultar o controle da dermatite seborreica e favorecer quadros de caspa devido a diminuição da frequência de higienização dos cabelos, banho quente e da maior demora na secagem natural dos fios.

“Tudo isso faz com que o couro cabeludo fique mais oleoso e úmido, o que favorece inclusive a proliferação de fungos”, alerta. Sendo assim, tente lavar os cabelos com frequência para evitar a oleosidade. Atente-se também à temperatura da água. Opte pelo banho morno ou frio e seque muito bem os fios após a lavagem.

Deixe um comentário