Se você tem os cabelos ruivos naturais, tingiu para chegar nesse tom ou tem vontade de tingir, sabe que cuidar do ruivo não é uma tarefa fácil. E para ajudar você nessa missão, conversamos com a hair stylist e colorista Tamara Zavareze, do salão Fil Hair & Experience, para esclarecer algumas dúvidas e trazer dicas importantes para manter o seu “red hair” arrasador.
Produtos específicos
Segundo a especialista, é importante usar produtos específicos para cabelos tingidos, para prevenir o desbotamento. “Vale lembrar que as colorações ruivas tingidas são as nuances mais sensíveis aos desbotamentos. As linhas específicas para cabelos coloridos tem tecnologias antioxidantes que previnem esse processo”, explica.
Lavagem e hidratação
O ruivo já tem uma tendência a desbotar e o excesso de lavagem faz com que a cor dure menos tempo. Outro fator que favorece o desbotamento é a água quente. “O mesmo acontece com a água do mar e o cloro da piscina”, afirma Zavareze.
Então, é importante lavar os cabelos ruivos moderadamente e com água fria, utilizar produtos para proteger os fios de agressões externas e fazer uma boa hidratação capilar. “O ideal é hidratar em todos os retoques e fazer uma boa manutenção em casa, utilizando máscara uma ou duas vezes na semana”, recomenda.
Ruivos naturais
Diferentemente de quem possui os fios tingidos, os cuidados com os cabelos ruivos no caso das ruivas naturais estão voltados mais à nutrição dos fios, mas sempre priorizando o uso de produtos adequados para o tipo de cabelo.
Alimentação e corte
Os nutrientes dos alimentos vão, primeiro, para os órgãos vitais do organismo. Então, se a alimentação for insuficientemente nutritiva, os fios não serão nutridos. Por isso, procure manter uma alimentação balanceada e sem exageros, e beba sempre bastante água.
Em conjunto com os bons hábitos, a hair stylist recomenda o corte a cada 3 ou 6 meses das pontas do cabelo. De acordo com a especialista, esse corte ajuda a manter as pontas saudáveis e evitar o afinamento.