A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes da casa, já que é responsável por todo armazenamento e conservação de alimentos e bebidas. E, justamente por tamanha responsabilidade, toda a organização desse produto deve ser feita de forma atenta e conforme as preferências de uso.
A personal organizer, da Simples Organizar, Adriana Damiani, explica que organizar a geladeira é uma atitude essencial para simplificar a rotina. “Por isso, começar por práticas que auxiliem no seu dia a dia, trará dinamismo e bem-estar. Embora as necessidades sejam específicas para cada um, existem práticas que ajudam quase todo mundo”, conclui.
Além disso, manter a geladeira organizada ajuda a preservar a qualidade dos alimentos e também facilita a visualização dos itens disponíveis, evitando possíveis excessos e gastos desnecessários. Dessa forma, a especialista separou algumas dicas importantes para deixar o eletrodoméstico em ordem e os alimentos preservados. Confira!
Saiba armazenar os alimentos e ingredientes
Para melhor conservação do alimento, não guarde embalagens de produtos abertos na geladeira, opte sempre por potes com tampa. Assim, você preserva os nutrientes e evita a contaminação.
Falando em potes…
Use e abuse dos modelos transparentes ou de vidro, pois esse tipo de utensílio ajuda a enxergar o conteúdo sempre que abrir a geladeira, diminuindo o tempo em que ela fica aberta. Aproveite as prateleiras para facilitar a organização, seja na parte da geladeira ou no freezer.
Panela na geladeira? Nem pensar!
Quando a comida é guardada assim, ocupa espaço, contaminando o alimento. Além disso, tende a levar sujeira para dentro da geladeira e contribui para a deterioração do refrigerador.
Frutas e legumes merecem atenção
As frutas e os legumes são alimentos que estragam facilmente. Por esse motivo, procure armazená-los em recipientes apropriados para que não ressequem e coloque-os nos espaços específicos para eles.
Saiba aproveitar os espaços da geladeira
Prefira potes quadrados ou retangulares que empilham, facilitando a dinâmica dentro do espaço interno, e melhorando a circulação de ar. Outra dica importante é explorar as diferentes possibilidades que as prateleiras móveis oferecem.