Inadimplência na terceira idade: cinco estratégias para sair do vermelho

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read

O número de inadimplentes idosos vem crescendo mais rápido do que nas outras faixas etárias. Atualmente, existem 12,7 milhões de brasileiros acima de 60 anos com dívidas pendentes. De acordo com dados divulgados pelo Serasa, a comparação entre abril de 2019 e o mesmo mês de 2023 revela um crescimento de 33,6% dos inadimplentes desta faixa etária.

Os idosos possuem um endividamento médio de R$ 4.360. As dívidas mais comuns são relacionadas a serviços básicos como água, eletricidade e gás. Devido ao fato de os idosos passarem mais tempo em casa, os gastos com energia para manter a residência acabam sendo mais altos em comparação a um trabalhador que passa o dia fora e retorna apenas à noite.

Leia também:

Por que você deve ser pago para correr riscos em seus investimentos

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A situação não é insolúvel. “Independentemente da idade, é possível sair do vermelho e recuperar a saúde financeira. Isso exigirá esforço, dedicação e mudanças no comportamento em relação ao dinheiro. Não é algo fácil”, afirma Mayara Ranni Sekertzis, Head de Fundos e Previdência da Manchester Investimentos. Para isso, a Forbes consultou especialistas e traz cinco sugestões para ajudar a organizar as contas e quitar as dívidas.

Confira cinco estratégias para sair do vermelho

 





O post Inadimplência na terceira idade: cinco estratégias para sair do vermelho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário