3 lições de saúde mental que podemos aprender com programas icônicos da TV

  • Post author:
  • Reading time:5 mins read
Divulgação

Se você já assistiu Friends, sabe exatamente o que significa quando alguém afirma ser a “lagosta” de seu parceiro romântico

A cultura pop tem um impacto significativo na formação dos relacionamentos. Ela apresenta novas possibilidades, expande a definição de amor e conexão e inicia conversas sobre inclusão, representação e igualdade nos relacionamentos.

Se você já assistiu Friends, sabe exatamente o que significa quando alguém afirma ser a “lagosta” de seu parceiro romântico. Além disso, já virou quase uma regra mundial que o primeiro passo após um rompimento é comer um pote inteiro de sorvete enquanto assiste a comédias românticas consecutivas.

Apesar de fazerem parte do mundo das telinhas, nós seguimos essas representações como se fossem roteiros para nossas vidas.

Aqui estão três conclusões de produções de mídia populares que podem ser aplicadas a relacionamentos e conexões da vida real de maneira significativa.

1. Explorar atividades compartilhadas – Friends

Foto Divulgação

Personagens da séria “Friends”

Uma maneira de formar conexões profundas é explorar hobbies e paixões comuns que permitem que você se conecte com pessoas que pensam como você.

Assim como os amados personagens da série de televisão Friends, que encontraram consolo e laços duradouros em suas frequentes reuniões em cafés, jogos de futebol e celebrações de festivais como um grupo, mergulhar em atividades compartilhadas abrirá espaço para interações significativas, apoio e crescimento mútuo.

Um estudo publicado na Leisure Sciences mostrou que casais que praticaram paraquedismo juntos relataram níveis mais altos de proximidade no relacionamento em comparação com aqueles que não praticaram. Outro levantamento publicado no Boletim de Personalidade e Psicologia Social sugere que, quando indivíduos desconhecidos compartilham uma experiência extraordinária em comparação com uma experiência comum, isso facilita a sensação de proximidade entre eles, redirecionando seu foco para a criação de um sentimento compartilhado de união.

Portanto, seja assistindo ao mais novo filme de super-herói ou se unindo por meio de um amor mútuo pela culinária, as experiências compartilhadas criam uma base sólida para conexões genuínas que resistem aos testes do tempo.

2. Esteja presente em suas conversas – The Office

Divulgação

“The Office” faz uma sátira da vida no escritório ao mostrar a rotina de uma empresa e de seus funcionários

Construir conexões significativas envolve estar presente e atento em nossas interações. Para começar, você pode adotar a prática da comunicação consciente e da escuta ativa.

A icônica sitcom The Office serve de inspiração aqui. O grupo diversificado de funcionários navega entre hilaridade e mágoa por meio de suas brincadeiras constantes e conversas vulneráveis. Os laços parecem especialmente fortes porque os personagens são reais – cheios de fraquezas como todos nós. Variando de irritantemente problemático a simplesmente assustador, The Office acomoda a todos e não adoça nada.

O resultado é um grupo unido de pessoas que encontram empatia, respeito ocasional e até amor um pelo outro – que, em qualquer outro cenário, nem teria pensado em sair juntos.

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology também defende conversas longas. Embora possamos estar inclinados a manter nossas conversas curtas, doces e superficiais, é deixar as pausas estranhas se prolongarem e deixar escapar seus pensamentos intrusivos às vezes que realmente ajudam a chegar às coisas boas, de acordo com a pesquisa.

3. Seja vulnerável e ofereça apoio – This Is Us

Divulgação/NBC

Integrantes da série This Is Us

Intimidade emocional, vulnerabilidade e apoio são alguns dos principais ingredientes necessários para nutrir e manter laços profundos e significativos. A tapeçaria de relacionamentos tecida na série This Is Us mostra a verdadeira natureza da proximidade emocional.

Um exemplo que tece a teia de pertencimento na série é o relacionamento entre os três irmãos: Kevin, Kate e Randall. Por meio de seu vínculo, o programa envia a mensagem de que, apesar das diferenças, pessoas próximas devem se unir em tempos difíceis. E uma maneira fácil de acessar esse espaço é abraçar a vulnerabilidade e oferecer suporte constante.

O que vemos no programa se reflete em nossas vidas: os problemas nos perseguem quanto mais tentamos fugir deles, especialmente se nossos problemas residem em dinâmicas de relacionamento defeituosas ou disfuncionais. Mas, quando nos reagrupamos e dizemos o que pensamos e o que realmente sentimos um pelo outro, a atmosfera se acalma e finalmente damos aos outros a chance de nos ver como somos.

Conclusão

A cultura pop é uma fonte de inspiração. Isso nos lembra que conexões genuínas estão ao nosso alcance. Os três elementos-chave de atividades compartilhadas, comunicação consciente e vulnerabilidade podem ser úteis para aumentar a profundidade e a qualidade de nossas conexões.

Conheça 3 tipos de personalidade para manter distância




O post 3 lições de saúde mental que podemos aprender com programas icônicos da TV apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário