Fazer aquela faxina caprichada na casa regularmente é muito importante para que o seu lar se mantenha organizado, limpo e confortável, ajudando até mesmo no bem-estar de quem mora ali. Porém, isso não quer dizer que não dê uma preguiça de fazer essa limpeza de vez em quando, não é mesmo?
Essa preguiça só aumenta quando pensamos na frequência em que essa faxina deve ocorrer. Afinal, é recomendado que o espaço de tempo entre uma limpeza e outra não seja longo, pois evita que sujeiras difíceis se tornem um problema maior.
Segundo José Roberto Campanelli, fundador e diretor da marca Mary Help, uma alternativa para quem não tem tempo ou não quer realizar este tipo de serviço é contratar uma empresa que possa selecionar e agendar profissionais que façam o trabalho. Porém, se você não tem como fazer isso ou prefere realizar o trabalho você mesmo, a marca também nos indicou algumas dicas e truques que fazem toda a diferença na dificuldade de limpar a casa. Veja:
De cima para baixo
Quando precisa limpar a casa, você pega os produtos e utensílios necessários e sai limpando as coisas em uma ordem qualquer? Pois saiba que isso pode estar fazendo você perder um tempo precioso. Quando você limpa o piso primeiro, por exemplo, e depois tira o pó de uma prateleira, a sujeira vai toda para o chão novamente, o que gera muito retrabalho. Assim, comece sempre pelas coisas mais ao alto e vá descendo.
Escolha e cuide bem dos produtos
Utilizar os produtos corretos na hora da limpeza também é importante para garantir a eficiência da faxina. Uma dica nesse sentido, é que, geralmente, vale a pena gastar um pouco mais, pois os produtos de limpeza mais caros costumam ser mais eficazes e valer a pena pelo seu rendimento maior.
Além disso, é preciso cuidar bem dos seus utensílios de limpeza. A vassoura, por exemplo, deve estar em bom estado, senão ela pode dificultar a tarefa ainda mais e deixá-la mais demorada. Rodos, esponjas e palhas de aço também merecem atenção, pois sofrem desgaste e necessitam de troca frequente.
Não esqueça do teto
Lembrando que é bom começar a faxina sempre da cima para baixo, o teto deve ser o primeiro na ordem da limpeza. Mas como fazer isso é uma pergunta que atormenta muitas pessoas – isso é, até elas descobrirem o truque de limpar esse local da casa com o rolo de pintura!
Divida a limpeza do chão em cômodos
Já na hora de limpar o chão, uma dica é dividir a limpeza por cômodos e fazer montinhos de poeira, para depois juntar tudo com uma pá. Dessa forma, a varredura fica mais fácil e rápida. O mesmo princípio de separar a tarefa pelos cômodos vale para o momento de passar pano no chão.
Evite o acúmulo
Sujeira, bagunça, louça… nada disso deve ser acumulado! Afinal, quanto menos você deixar esses problemas acumularem, mais fácil vai ser resolvê-los, não é mesmo?