A Samsung apresentou, na última terça-feira, 6, a atualização de seu portfólio de Smart TVs no Brasil com destaque para a entrada no segmento de luxo com a Neo QLED 8K cujo modelo de 85 polegadas pode chegar a R$ 80 mil. Dentre os lançamentos estão as atualizações da Neo QLED 4K e a Samsung Oled. A marca também lançou uma linha de Soundbars. O modelo QLED 8K é o destaque com tecnologia de Mini LEDs, inteligência artificial e redes neurais para potencialização de experiência sonora e visual. Além da possibilidade de aquisição de artes digitais em formato NFT de vários artistas globais.
“A decisão em oferecer produtos no segmento de luxo aos brasileiros é baseada em muitos estudos e análises do mercado local, onde enxergamos uma oportunidade em atender a uma parcela do público que demanda produtos sofisticados e exclusivos”, explica Mario Sousa, Head da divisão de Consumer Eletronics da Samsung Brasil, que falou à Forbes Brasil sobre outros detalhes da estratégia anunciada nesta semana.
Forbes Brasil – O que representa a entrada da marca no segmento de OLED no Brasil?
Mario Sousa – O Brasil é um mercado estratégico para a Samsung, onde estamos há mais de 35 anos.
Nossa entrada neste segmento significa a evolução de uma série de inovações. A Samsung começou a fabricar telas OLED em 2009 para smartphones e depois para monitores. Mas, após o amadurecimento dessa tecnologia para telas de maiores proporções, entendemos que este é o momento de apresentar ao mercado uma TV OLED.
Leia também:
Montar uma casa inteligente: quanto custa e do que você precisa?
Alexa e Google Assistente impulsionam novos negócios baseados em voz
Amazon lança robô doméstico e assistente de voz para resorts na Disney
FB – Como está atualmente o consumo de TVs? O que os consumidores estão buscando e quais os avanços nos equipamentos?
Mario – O ano pós-Mundial de Futebol é sempre desafiador para o mercado de TVs, mas acreditamos que podemos conquistar resultados tão bons quanto os do ano anterior ao aperfeiçoar nossos produtos, entendendo as necessidades do público, implementando novas tecnologias e soluções que tragam comodidade para o consumidor. Temos um consistente crescimento de telas grandes no acumulado do ano, de acordo com dados da GfK, reforçando o contínuo amadurecimento do nosso mercado. Ao comparar com o mesmo período do ano anterior, a participação do mercado em receita de telas a partir de 65” passou de 13% para 17%. Já para a Samsung, essa participação de mercado é de 26% e vale destacar o segmento acima de 80”, que conta com participação de 3% em nossas vendas.
FB – Pode dimensionar o que é tendência neste momento? IA integrada, mais ofertas de entretenimento, o que a Samsung enxerga como itens principais para atender ao consumidor?
Mario – Uma tendência de mercado que se tornou objeto de desejo pelo consumidor são as telas grandes. O padrão de tamanhos das TVs muda constantemente e, por isso, a disponibilidade de telas acima de 50 polegadas tem crescido de forma exponencial. Para uma experiência ainda mais imersiva, o consumidor já aposta em tamanhos entre 65 e 85 polegadas para ter seu cinema em casa. Quanto às tendências, os recursos de Inteligência Artificial, que cumprem o importante papel de melhorar a resolução dos conteúdos exibidos para a mais alta possível, assim como as funções de conectividade. O nosso ecossistema SmartThings é capaz de agregar todos os dispositivos inteligentes em um só lugar para facilitar seu gerenciamento, e são componentes essenciais para uma experiência mais intuitiva e simples.
FB – Pode dar uma ideia de como a divisão de TVs da Samsung se posiciona no segmento luxo? O quanto ele representa e quais as demandas desse perfil de consumidor?
Mario – A decisão em oferecer produtos no segmento de luxo aos brasileiros é baseada em muitos estudos e análises do mercado local, onde enxergamos uma oportunidade em atender a uma parcela do público que demanda produtos sofisticados e exclusivos, de altíssima qualidade, que proporcionam uma experiência inigualável. Trata-se de um verdadeiro marco na história dos painéis no país, o próximo grande passo para o futuro da tecnologia de imagem, e que atende a uma importante parcela de consumidores que demanda por exclusividade, um nicho de mercado que vem crescendo ano a ano no Brasil.
Veja quanto custa montar uma Casa Inteligente no Brasil:
O post Samsung atualiza portfólio de TVs no Brasil com modelos de até R$ 80 mil apareceu primeiro em Forbes Brasil.