O pilates é uma atividade que contribui para a condição física do corpo de diversas formas. Através dos exercícios, que alongam e tonificam os músculos, é possível combater dores, melhorar a postura, fortalecer a musculatura e, até mesmo, emagrecer.
Apesar de ser uma prática bastante completa, ela sozinha não faz milagres, adverte a diretora técnica da Cia Athletica, Mônica Marques. Assim, é necessário associá-la a hábitos saudáveis para obter seus benefícios, principalmente a perda de peso. Segundo a especialista, uma hora de pilates pode queimar cerca de 300 calorias, a depender da intensidade dos exercícios e do organismo de cada pessoa.
“Teoricamente, é possível perder meio quilo em uma semana com exercícios de pilates para emagrecer. No entanto, é importante que qualquer nova atividade física receba o aval do seu médico de confiança. Os praticantes também devem passar por uma avaliação física na academia, para que os professores tenham consciência do condicionamento físico do aluno”, orienta.
Porém, vale lembrar que além do emagrecimento, o pilates pode auxiliar em vários outros aspectos da nossa saúde. Abaixo, a profissional destaca os principais benefícios desta atividade:
1. Melhora a concentração e a respiração
Os exercícios trabalham os movimentos respiratórios, o que melhora a absorção de oxigênio e, por consequência, a capacidade de funcionamento do cérebro e dos pulmões.
2. Diminui dores no corpo
A base do pilates são exercícios de alongamento e força, o que ajuda os músculos a se recuperarem de lesões. Da mesma forma, auxilia na prevenção de lesões musculares e articulares.
3. Fortalece os músculos e melhora flexibilidade
O alongamento, a amplitude e a repetição dos exercícios melhoram a flexibilidade e também fortalecem as articulações. Os músculos também são beneficiados, já que os exercícios aumentam a sua resistência.
5. Ajuda na prevenção da osteoporose
A prática do pilates estimula a produção de células que constroem tecido ósseo. Portanto, além de prevenir contra o desenvolvimento da osteoporose, também pode ajudar no tratamento.
6. Corrige a postura
O aumento da consciência corporal e o fortalecimento muscular e ósseo impactam diretamente na postura, pois podem corrigir pequenos desvios e maus hábitos posturais. Além disso, há ganho na coordenação motora, por causa do fortalecimento da musculatura.