Imposto de Renda 2023: saiba o fazer se errar e cair na malha fina

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Falta apenas um dia para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2023! E se você, assim como boa parte dos brasileiros, deixou para entregar esse documento às vésperas, saiba que é preciso correr! Até porque, uma das principais preocupações das pessoas é cair na malha fina por informações equivocadas.

Para o contador Paulo César, que é professor do curso de Ciências Contábeis do Unipê, alguns dos principais erros cometidos na hora da entrega do IR são: omissão de receitas, diferenças entre valores pagos e declarados, omissão de imposto retido na fonte, digitação errada, declarar rendimento em ficha errada, esquecer de declarar os dependentes (ou confundir alimentado e dependente), dedução errada de despesas médicas, gastos com educação, entre outros.

Por isso, que tal conferir informações que podem te ajudar a entregar o Imposto de Renda 2023? A seguir, você também confere informações que vão te ajudar a evitar erros e o que fazer para não cair na malha fina. Confira!

Novidade no Imposto de Renda 2023

Paulo comenta que 2023 será o primeiro ano em que pessoas que recebem 1,5 salário mínimo mensal terão que pagar o imposto. “Isso é fruto da junção entre a tabela do IR, sem atualização desde 2015, e o valor atual para o salário mínimo aprovado pelo Congresso Nacional”, pontua. Já com relação ao prazo, ele permanece o mesmo: do primeiro dia útil de março até às 23h59 de 31 de maio.

Caí na malha fina! E agora?

“Quando o contribuinte é pego na análise da Receita Federal, o órgão o notifica para que ele possa verificar as causas da malha fina e possa, no primeiro momento, efetuar uma Declaração Retificadora para corrigir as inconsistências”, orienta Paulo. Por isso, caso você caia na malha fina, nada de entrar em desespero!

E os prejuízos por trás de cair nas garras do Leão? Primeiramente, há o empecilho de ter que fazer uma Declaração Retificadora confirmando informações que não estavam na declaração original. Além disso, segundo Paulo, caso se confirmem as inconsistências apontadas na malha, o contribuinte terá que pagar mais imposto.

“Caso as inconsistências permaneçam e a pessoa detenha documentação comprobatória, ele deverá aguardar uma nova notificação da Receita Federal. Então, deve comparecer a uma de suas unidades para efeito de sanar os erros apresentando a documentação, ou até mesmo deverá abrir o e-Processo para enviar a documentação”, diz Paulo.

Para saber se você está na malha fina antes de fazer a declaração do IR 2023, acesse o menu e-Cac no site da Receita Federal. Para isso, basta usar o CPF e a senha do portal e-Gov. Lá, acesse a aba “Meu Imposto de Renda”. Ali é possível ver o processamento de sua declaração, inclusive a verificação de malha fina. “Dá até para resolver algumas situações no mesmo portal”, acrescenta Paulo.

Deixe um comentário