Por mais que frutas sejam saudáveis, existem aquelas que podem ser vilãs. No caso de quem segue uma dieta de emagrecimento à risca, por exemplo, não é toda fruta que pode ser acrescentada na alimentação. Neste caso, o ideal é optar por aquelas que possuem baixas calorias. Se você não sabe quais são, fique tranquila! Confira algumas das frutas com baixas calorias para comer sem medo de furar a dieta.
Limão: 29 calorias em 100g
“O limão sozinho não é capaz de emagrecer. Mas ele é um importante coadjuvante na desintoxicação do organismo, por possuir fibras alimentares em sua composição. Isso ajuda na saciedade, favorecendo o processo digestivo”, revela o nutrólogo Fernando Cerqueira, especialista em emagrecimento e performance.
Melão: 34 calorias em 100g
O melão tem uma boa quantidade de betacaroteno e é repleto de vitamina C, nutriente que fortalece o sistema imune. Ou seja, ajuda no combate a doenças e infecções.
Morango: 36 calorias em 100g
O morango é outra fruta ótima para quem está de dieta. “As substâncias encontradas no morango, principalmente as proteínas, fibras e gorduras boas, causam efeito de saciedade ao serem consumidas. Com isso, auxiliam na inibição de outros alimentos”, conta o Dr. Cerqueira.
Mamão: 43 calorias em 100g
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, o mamão é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover a regularidade e um aparelho digestivo saudável. “Sendo assim, muitas pessoas consideram o mamão um remédio para constipação e outros sintomas da síndrome do intestino irritável (SII)”, revela ela.
Maçã: 52 calorias em 100g
A maçã é rica em fibras e água. Por isso, ajuda a trazer a sensação de saciedade do organismo, diminuindo a fome e te ajudando a não cair em tentações na dieta.
Pitaya: 51 calorias em 100g
Essa fruta tem sua origem na América Central e pode ser encontrada em três espécies. São elas: a de casca vermelha rosada por dentro, a de casca amarela e branca por dentro e a de casca rosa e branca por dentro. Qualquer uma delas é ótima para quem quer emagrecer.
Tangerina: 53 calorias em 100g
Por fim, a tangerina também é uma opção entre as frutas com baixas calorias. “Fonte de minerais, fibras, fito químicos bioativos, como alcaloides e carotenoides, e excelente fonte de vitamina C, um nutriente que fortalece o sistema imunológico”, conta Stavro.