“Confesso que não esperava que este texto seria tão carregado de emoção. Conheço cada detalhe desse carro e imaginava que as mudanças seriam sutis. Mesmo assim, estava ansioso para o teste no autódromo de Interlagos. Fui um dos primeiros clientes da segunda geração do Audi RS 5 Sportback e fiquei apaixonado pelas linhas sinuosas e vincos pronunciados nas soleiras laterais e traseira. A grade singleframe talvez seja um dos detalhes mais marcantes das quatro argolas, mas gosto mesmo é do conjunto óptico com faróis LED Matrix e Audi Laser Light. É um veículo impactante, ainda mais pela cor que foi apresentada, Preto Sebring com efeito cristal. Realmente incrível. Mas foi ao entrar na pista com esse modelo que me recordei dos primeiros campeonatos de kart que disputei, no auge dos meus 8 anos.
Nenhum carro conseguiu provocar a sensação de medo e tensão recheada de adrenalina como o novo Audi RS 5 Sportback Competition Plus Track fez. Ao entrar no modelo, você praticamente é abraçado pelo banco Concha RS com microfibra dinâmica em padrão favo de mel, criado com materiais de fibras PET recicladas. Sensação que somente o kart te provoca.
Posicionado, com cinto de segurança afivelado, hora de acelerar. Já consigo ouvir a diferença no som do motor, realmente perceptível. O superesportivo recebeu uma nova calibração e parece estar bem mais potente. E na primeira pisada é possível confirmar: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, 0,1 segundo mais rápido do que o meu carro. Inacreditável. Parece pouco, mas na pista é uma eternidade. Confesso que já perdi as contas de quantas vezes vi pilotos da Fórmula 1 vencerem a pole position por um décimo de diferença. Estou ansioso para ver as quatro argolas em ação em 2026.
Volto para a pista, agora para uma volta completa. Antes de começar a volta, o time de profissionais da marca que acompanhou as atividades fez um ajuste na suspensão esportiva RS Pro capaz de reduzir a altura do veículo em até 20 milímetros e deixar a condução ainda mais primorosa. Mais uma vez lembrei dos ajustes que preparava no meu kart para cada corrida. Sensação única que pude viver no tradicional circuito paulistano. Tive que me segurar para não escorrer uma lágrima.
Respiro fundo. São poucos segundos antes de pisar totalmente no acelerador e reviver tudo o que me faz sentir tão vivo. Curva 1 para a esquerda seguida do S do Senna. A resposta é ainda mais ágil. A tração quattro mantém o carro na trajetória quando retomo a aceleração na saída da curva do Sol. Pé em baixo para a reta oposta e frenagem total. Os freios de cerâmica respondem rapidamente, assim como a retomada progressiva na Subida do Lago. Mais alguns movimentos até a subida dos boxes e acelero até o fim. Bandeira quadriculada.
Cruzar a linha de chegada me fez sonhar novamente. Dirigir o novo Audi RS 5 Sportback Competition Plus Track me fez sentir toda a emoção que só um Audi provoca. É impossível explicar a sensação de dirigir este carro para quem não ama acelerar. E, para quem ama, é dispensável.”
Texto escrito por um cliente da marca, mas poderia muito bem ser você. Audi RS 5 Competition Plus. Emocione-se rapidamente.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.
O post Na velocidade da emoção apareceu primeiro em Forbes Brasil.