Dia Mundial do Jeans: 6 fatos sobre o algodão mais democrático do mundo

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
ErikVonWeber/Guettyimagtes

O jeans mudou o jeito da humanidade se vestir

As calças jeans foram criadas pelos norte-americanos Jacob W. Davis e Levi Strauss em 1871, sendo patenteadas em 20 de maio de 1873. Daí a data de hoje como o Dia Mundial do Jeans. Strauss era um comerciante e criou uma calça de modelagem própria, reforçada com lona, toda à base de algodão.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores e consumidores de denim do mundo, o tecido do jeans, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil). Essa indústria movimenta cerca de R$ 190 bilhões por ano. De acordo com a consultoria Iemi (Inteligência de Mercado), o chamado jeanswear, tradicionalmente conhecido como índigo blue, respondeu por um movimento da ordem de R$ 22 bilhões em 2020, o mais recente dado sobre esse mercado.

Leia também: 

Brasil se prepara para ser o maior exportador global de algodão
Como o algodão sai do campo e vai parar na sua roupa
Maior varejista de moda do país aposta em jeans rastreado para meta ESG

Originalmente concebido para ser usado apenas por trabalhadores, e quase exclusivamente por homens, o jeans se tornou a mais universal das vestimentas. Tem sua imagem ligada à rebeldia, conforto, pluralidade, democratização e também se tornou uma peça de luxo nas mãos de marcas como Gucci, Dolce Gabana e Giorgio Armani. O algodão, a matéria-prima do denin, é um tecido produzido a partir do entrelaçamento de fios de algodão e parte desses fios (urdume), recebe tingimento com corante anil (índigo).

Confira 6 curiosidades sobre o jeans e sua matéria-prima, o algodão:






O post Dia Mundial do Jeans: 6 fatos sobre o algodão mais democrático do mundo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário