Você já deve ter ouvido falar de lei da atração, ou visto vídeos de “coachs” motivacionais que falam que basta você querer, se olhar no espelho, gritar “eu posso” três vezes e sua vida mudará.
Aí você acorda de manhã, antes do que gostaria, com vários problemas para resolver. Talvez você tenha brigado com seu ou sua cônjuge, acende a luz do banheiro para se arrumar para mais um dia de trabalho, se olha no espelho, meio descabelado, cara de sono, uma blusa velha com um furo no ombro, e então lembra daquele vídeo.
Olha de novo para si mesmo, agora bem fundo nos próprios olhos e diz “eu posso”. Da primeira vez parece muito ridículo e estranho, mas fala de novo baixinho “eu posso, eu posso, eu posso”.
Silêncio. Nada acontece. Você não ficou mais bonito, os problemas não passaram, nenhuma notícia milagrosa. A diferença é que agora você está um pouco mais atrasado do que estava antes.
Nada mudou porque nada muda apenas no querer. Querer é o primeiro passo da mudança, mas de longe é o maior deles. O maior passo da mudança é a ação. Sem ação, tudo continuará igual ou pior ao longo do tempo, e você continuará igual ou talvez mais frustrado, mais amargurado, mais triste, desesperançoso.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A hora de saber
Não existe mudança sem o primeiro passo, isso é inegável, mas não existe também sem o maior deles. É sobre isso que vamos falar hoje.
Você sabe o que quer? Sabe quais são as suas vontades? Talvez você queira ter o seu negócio, ou talvez você queira ter um corpo sarado. Talvez você queira casar, ou talvez queira viajar pelo mundo. Talvez você queira comprar a sua casa própria, ou talvez queira ter mais tempo de qualidade com a sua família. Mais importante do que aquilo que você quer é você saber exatamente o que você quer.
Pode parecer óbvio. Acredite, não é. Converse com pessoas próximas e você verá que a maioria delas não sabe o que quer. Dizem o tempo todo querer coisas antagônicas. Uma hora querem casar e na outra querem ser solteiros e curtir a vida. Uma hora querem ter os próprios negócios. Na outra, buscam a segurança do emprego e se contentam em curtir dois dias por semana.
Leia mais:
O único caminho para o empreendedor
Geração Z deveria buscar o autoconhecimento
Sei passos para tornar sua empresa uma líder na inovação
Os desejos antagônicos comprovam que, na verdade, você não faz ideia do que realmente quer. Por isso uma das coisas que mais faltam para o ser humano na era digital é o autoconhecimento. Você só saberá o que quer a partir do momento que souber quem você é.
Faça perguntas para si mesmo. Visualize onde você gostaria de estar. Tente sentir qual seria a sensação de “chegar lá”. Talvez algo que você imagine hoje que quer muito, te gere uma sensação ruim na hora de imaginar. Comece pelas perguntas e pela sensação e visualização.
A hora de agir
A partir do momento que você tem clareza sobre aquilo que quer, chega a hora em que muitos ficam pelo caminho: a hora de agir. O que você precisará fazer para conseguir aquilo que você descobriu que quer muito?
Talvez você tenha de mudar apenas um aspecto na sua vida. Talvez você tenha de virar todos os seus hábitos de cabeça para baixo, sair da sua zona de conforto, passar noites em claro, aguentar alguns meses de exaustão para fazer o que é preciso para chegar lá. Talvez demore anos, e é por isso que é crucial que seja algo que VOCÊ realmente queira muito. Caso contrário, você não vai aguentar.
Não há saída sem disciplina
Viver uma vida sem clareza de para onde o caminho está te levando é na verdade viver prisioneiro do acaso. Só é verdadeiramente livre quem sabe para o que está vivendo. O que você quer é o destino do caminho que você terá que percorrer.
Quando você sabe o que quer, sabe o destino do caminho, o que precisa fazer para chegar até ele e já começou a fazer as mudanças e os primeiros esforços e renúncias, aí é a hora do passo decisivo: a disciplina.
Disciplina é fazer o que precisa ser feito mesmo quando é a última coisa que você gostaria de fazer naquele momento. É fazer com amor algo que você odeia, porque sabe que é necessário para chegar no destino.
A disciplina é como acordar muito cedo para um compromisso (pode ser correr, ou trabalhar, qualquer coisa), olhar pela janela e ver que ainda está de noite e frio, olhar para a própria cama e a coberta, desligar o despertador, jogar uma água na cara, acender a luz, se arrumar e fazer o que você se propôs. A disciplina, além de ser esse momento, também é terminar o que você disse que ia e sentir aquele prazer e realização de não ter falhado consigo mesmo.
Depois disso tudo, você finalmente entenderá que tudo está a três passos de distância: vontade, ação e disciplina. Dependendo do seu ponto de partida, esses passos podem demorar mais, ser mais árduos e desafiadores ou mais fáceis, mas são os mesmos três passos.
Lembre-se: Você pode querer muito, mas muito mesmo, e mesmo assim não conseguir ver nada mudar. Isso acontece porque a mudança acontece na ação, e não na vontade.
Isabela Matte tem 24 anos, é empreendedora, mãe, mentora e influenciadora digital. Criou seu primeiro negócio aos 12 anos, foi reconhecida em 2018, através do ranking Forbes Under 30, como uma das jovens mais influentes do país, e, além de liderar três empresas, já ajudou mais de 6 mil alunas a empreender. Dentre suas iniciativas, é fundadora e CEO da Isabela Matte e Isabela Matte Academy.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post Apenas querer muito não vai te levar a lugar nenhum apareceu primeiro em Forbes Brasil.