Tecnologias verdes estão entre os destaques do levantamento O Futuro do Trabalho, realizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), que mostra 10 tendências para os próximos cinco anos.
Para 80,6% das empresas respondentes a implementação de práticas ESG é uma tendência em ascensão nos próximos anos, enquanto investimentos que promovam a transição verde e medidas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas estão entres os fatores com maiores probabilidades de serem implementados pelas empresas nos próximos cinco anos para 69,1% e 65,1%, respectivamente.
Leia também:
Montar uma casa inteligente: quanto custa e do que você precisa?
Alexa e Google Assistente impulsionam novos negócios baseados em voz
Amazon lança robô doméstico e assistente de voz para resorts na Disney
De acordo com a mesma pesquisa do WEF, essas novas tecnologias afetam diretamente o mercado de trabalho. A expectativa é de crescimento dos chamados “empregos verdes” em todos os setores, com impacto de aproximadamente 3,5% de crescimento adicional do PIB globalmente e criação de 9 milhões de novos postos de trabalho anualmente. Apenas a energia limpa e tecnologias de baixa emissão são capazes de gerar 30 milhões de empregos até 2030. Entre as principais profissões emergentes, o cargo de Especialista em Sustentabilidade surge na segunda colocação do ranking, atrás apenas de Especialista em Big Data.
Além das tecnologias verdes, outras integram a lista das principais tendências tecnológicas mais prováveis de serem adotadas no período 2023-2027.
Conheça 10 tecnologias promissoras até 2027:
O post 10 tendências de tecnologia para os próximos cinco anos apareceu primeiro em Forbes Brasil.