4 tecnologias que sumiram do radar depois de agitar a web

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Getty Images

O aplicativo indiano Koo ganhou popularidade no final de 2022 como alternativa ao Twitter, principalmente entre os brasileiros

O ChatGPT, plataforma conversacional da OpenAI baseada em inteligência artificial, é o assunto do momento na tecnologia. Lançado em novembro do ano passado, o serviço chegou a um milhão de usuários apenas em cinco dias de seu anúncio. O Facebook levou dez meses para atingir essa marca. Apesar de toda euforia em torno da tecnologia, é natural que em alguns meses ela deixe de estar no centro das atenções.

O gráfico da Gartner, que aponta o ciclo de vida de uma tecnologia, mostra que após um momento de grande euforia, ela tende a viver uma fase de desilusão até se consolidar. Vale ressaltar, no entanto, que ChatGPT não é sinônimo de inteligência artificial, conceito que está há décadas em desenvolvimento e que continua gerando impacto em uma série de indústrias.

O mesmo

Leia também:

Metaverso não será adotado da noite para o dia, aponta Forrester
Metaverso: tudo que você precisa saber sobre a tecnologia que integra os mundos real e virtual
Metaverso deve movimentar mais de R$ 2 trilhões até 2025

Em especial no Brasil, que tem um público engajado com a internet, outras plataformas geraram euforia, mas rapidamente perderam o interesse dos usuários. Isso ocorreu com o aplicativo de áudio Clubhouse, em 2021, com a plataforma alternativa ao Twitter Koo, no final de 2022 e também com o app de IA que modifica fotos: Lensa. No passado, o Google+ também passou por algo semelhante. Especialistas destacam que, mesmo que tais plataformas não tenham caído no gosto das pessoas no longo prazo não significa que elas fracassaram, já que muitas outras tiveram um tempo necessário de maturação.

Veja 4 plataformas que viveram o hype e a desilusão:




O post 4 tecnologias que sumiram do radar depois de agitar a web apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário