A ascensão do trabalho híbrido trouxe ao mundo corporativo uma ênfase inédita à colaboração. Mas que tipo de espaço facilita o espírito colaborativo – e como as empresas podem garantir que estão oferecendo exatamente aquilo de que seus colaboradores precisam?
ESPAÇOS COLABORATIVOS
A boa integração e a comunicação eficiente são hoje a chave para o sucesso nos espaços de trabalho. Com a evolução do trabalho híbrido e a possibilidade de estar conectado em qualquer lugar do mundo, é importante que as empresas entendam que o escritório precisa entregar aquilo que não é encontrado no home office. Portanto, ter um espaço que incentive a colaboração faz com que os colaboradores aumentem seu potencial criativo, além do valor agregado de obter mais insights e a possibilidade de maior índice de resolução de problemas, sejam eles quais forem.
ALTA CONECTIVIDADE COM SEGURANÇA
Este parece ser um item básico, mas muitas vezes é ignorado pelas empresas. O ideal é contratar um serviço profissional de qualidade, que garanta conectividade de alta velocidade para todos os colaboradores. E o mais importante: que seja com segurança cibernética avançada e com a possibilidade de conexão com dispositivos móveis.
AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS
O espaço de trabalho compartilhado ideal oferece aos usuários a capacidade de automatizar processos, reduzindo a complexidade e aumentando a eficiência. Os momentos em que a pessoa está no escritório precisam ser muito bem aproveitados, e, ao diminuir toda uma cadeia de processos, você já contribui para a melhor organização e integração de todos, garantindo, assim, o foco no que realmente é necessário.
INFRAESTRUTURA DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Ao aderir ao formato de trabalho híbrido, os gestores precisam garantir que todas as informações serão compartilhadas com igual eficiência e segurança. Por isso, aproveitar os benefícios da computação em nuvem, incluindo escalabilidade e alta disponibilidade, garante menos custos e ainda mais efetividade no gerenciamento dos arquivos e das tarefas.
AMBIENTE DE TRABALHO FLEXÍVEL
Além de tudo isso, é de extrema importância que o local que irá receber seus colaboradores seja flexível, dinâmico e aberto à colaboração. Esse ambiente deve permitir a integração desde pequenos grupos, ou squads, até grandes equipes reunidas. A decoração também deve ser muito bem pensada, considerando o conforto no escritório do mesmo modo como ele é pensado e valorizado em casa. Assim, ver
mais plantas nos espaços de trabalho, bem como a presença de pets e até mesmo crianças, torna-se um diferencial. O equilíbrio é a chave de tudo. Por isso, modelos como hub and spoke continuam crescendo em popularidade, com empresas capazes de fornecer vários ambientes de trabalho para seus funcionários. Ao oferecer mais de um local, os escritórios ficam inevitavelmente mais próximos das residências dos funcionários, facilitando a colaboração entre eles e garantindo mais qualidade de vida – e até mais lealdade por parte do colaborador.
A Regus tem a maior rede de espaços de trabalho e coworking do mundo, presente em mais de 3 mil localidades em 120 países. Com soluções flexíveis de escritórios totalmente mobiliados e prontos para usar, tem ambientes de trabalho ideais para negócios de todos os tamanhos
e orçamentos, eliminando custos de instalação, investimento de capital e os incômodos do gerenciamento da propriedade. Conheça a Regus: acesse www.regus.com.br
*Por Tiago Alves
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.
O post O espaço de trabalho compartilhado ideal em 2023 apareceu primeiro em Forbes Brasil.