A busca de Elon Musk por um CEO do Twitter acabou e fontes com conhecimento do assunto dizem que Linda Yaccarino está em negociações para substituí-lo como líder da rede social.
Yaccarino é uma executiva de publicidade experiente cuja chegada provavelmente acalmaria os anunciantes após meses de revisões drásticas na moderação e verificação de conteúdo do Twitter, mas cujo histórico pode desagradar parte da base de fãs leais e amantes da liberdade de expressão do bilionário.
Ela é presidente do conselho de publicidade global e parcerias do conglomerado de mídia e entretenimento NBCUniversal (NBCU), onde está há mais de uma década e gerenciou uma equipe global de 2 mil pessoas que geraram mais de US$ 100 bilhões em vendas de anúncios, de acordo com seu perfil no site da companhia.
Leia também:
Quem é a CEO da rede social que quer competir com o Twitter
Twitter vai limpar base de usuários e removerá contas inativas
Twitter permitirá que usuários ofereçam assinaturas de conteúdo
A executiva e sua equipe foram fundamentais para o lançamento do Peacock – a plataforma de streaming da NBCU, que sobrevive de anúncios – e adotaram novas formas de medir o desempenho da publicidade, além de estabelecer parcerias com empresas como Apple News, Buzzfeed, YouTube, Snapchat e Twitter.
De acordo com seu perfil no LinkedIn, Yaccarino também está envolvida com o Fórum Econômico Mundial, onde preside a força-tarefa da organização sobre futuro do trabalho e faz parte do comitê diretor dos governadores da indústria de mídia, entretenimento e cultura.
Yaccarino também fez parceria com o governo americano em várias ocasiões, primeiro ajudando a promover estilos de vida saudáveis como membro do Conselho Presidencial de Esportes e Nutrição, nomeado pelo ex-presidente Donald Trump, e depois trabalhando com agências governamentais, a Casa Branca e com o Papa Francisco para produzir uma campanha de vacinação contra a Covid-19 em seu papel como presidente do grupo de publicidade sem fins lucrativos Ad Council.
Ainda não está certo que Yaccarino será a próxima CEO do Twitter – nem ela nem a empresa confirmaram ou comentaram as especulações. Na quinta-feira (11), Musk tuitou que havia encontrado a nova presidente-executiva do Twitter. O “Wall Street Journal” informou que Yaccarino estava “em negociações para se tornar a nova CEO”, citando pessoas familiarizadas com a situação.
Nesta sexta-feira (12), o “Financial Times” noticiou o mesmo, citando duas pessoas familiarizadas com o assunto. Alex Heath, do “The Verge” disse que “Yaccarino estaria querendo esse emprego e dizendo isso aos seus amigos”. Ele sugeriu que Musk ainda não tenha falado nada sobre o nome dela devido ao “momento infeliz do fim de Yaccarino”, com o evento anual de lançamento da NBCUniversal para anunciantes marcado para segunda-feira (15).
O post Quem é Linda Yaccarino, a provável escolha de Elon Musk para CEO do Twitter apareceu primeiro em Forbes Brasil.