O Ibovespa opera em queda de 0,34% na abertura do pregão desta sexta-feira (12), a 107.890 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. Por aqui, os investidores estão de olho na repercussão dos dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de abril, divulgados pelo IBGE nesta manhã. Além disso, os balanços financeiros do 1º trimestre continuam movimentando os mercados.
O dólar avança 0,12% ante o real por volta das 10h10. A moeda era negociada a R$ 4,9413.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O aumento de preços ao consumidor no Brasil perdeu força em abril uma vez que a pressão menor dos Transportes compensou a alta de medicamentos e alimentos, com a taxa em 12 meses no nível mais baixo em dois anos e meio.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,61% em abril, depois de ter avançado 0,71% em março. Isso levou o índice a acumular em 12 meses até abril taxa de 4,18%, contra 4,65% antes. Essa é a leitura mais baixa em 12 meses desde outubro de 2020 (+3,92%).
Analistas projetam que o IPCA deve atingir o nível mais baixo do ano por volta de junho, voltando a ganhar força no segundo semestre. Segundo a pesquisa Focus, a projeção do mercado é de que a inflação termine este ano a 6,02%.
No setor corporativo, o grupo Light (LIGT3) informou que entrou com pedido de recuperação judicial na 3ª Vara Empresarial do Estado do Rio de Janeiro, citando dívidas de cerca de R$ 11 bilhões, buscando contornar a vedação legal às concessionárias de energia elétrica de recorrer a esse regime.
Em fato relevante, a companhia elétrica afirmou que os desafios de sua situação econômico-financeira se agravaram apesar de seus esforços recentes para equacioná-la.
Mercados internacionais
Nos Estados Unidos, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que ainda há incerteza sobre exatamente quando ficará sem dinheiro para pagar as dívidas do governo dos EUA, mas ela vai manter o Congresso informado sobre qualquer mudança na data, que pode ocorrer já em 1º de junho.
Por lá, os preços de importados subiram em abril pela primeira vez desde o final de 2022 em meio a custos mais altos de combustível, mas as pressões inflacionárias importadas permaneceram moderadas.
Os preços de importação avançaram 0,4% no mês passado, após queda de 0,8% em março, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. O aumento do mês passado foi o primeiro desde dezembro de 2022.
Na Ásia, as ações da China caíram pela quarta sessão consecutiva nesta sexta-feira, com uma série de dados econômicos fracos obscurecendo as perspectivas de recuperação na segunda maior economia do mundo.
Os novos empréstimos bancários chineses caíram com muito mais força do que o esperado em abril, mostraram dados na quinta-feira (11), aumentando as preocupações de que a recuperação pós-pandemia da economia esteja perdendo força.
O Hang Seng, de Hong Kong, desvalorizou 0,59%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em alta de 0,20%. Já na China continental, o índice Shanghai perdeu 1,12%; e no Japão, o índice Nikkei avançou 0,90%.
Na Europa, os principais índices de bolsas de valores subiam nesta sexta-feira, após resultados da Richemont ressaltarem a força no setor de luxo, enquanto investidores avaliavam dados de inflação da França e da Espanha em busca de sinais sobre os planos de aumento de juros do Banco Central Europeu.
No Reino Unido, a economia cresceu 0,1% nos primeiros três meses de 2023, mas uma queda inesperadamente acentuada de 0,3% em março destacou a fragilidade de sua recuperação.
O Stoxx 600 ganhava 0,39%; na Alemanha, o DAX sobe 0,42%; o CAC 40 em alta de 0,37% na França; na Itália, o FTSE MIB sobe 0,89%; enquanto o FTSE 100 tem valorização de 0,22% no Reino Unido.
(Com Reuters)
O post Ibovespa abre em queda com novos dados do IPCA de abril apareceu primeiro em Forbes Brasil.