Por que vale a pena negociar um salário inicial maior

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read
Getty Images

Mulheres enfrentam mais obstáculos para pedir um salário inicial maior e também têm menos resultados ao negociar a remuneração

A maioria dos americanos não pede uma remuneração maior ao negociar uma oferta de emprego, mesmo sabendo que deveria fazer isso. Uma nova pesquisa explica porquê: de acordo com o Pew Research Center, cerca de dois terços dos entrevistados que tentaram negociar os salários iniciais disseram que receberam mais do que foi originalmente oferecido, embora os resultados tenham sido menos favoráveis ​​para as mulheres.

A descoberta, parte de uma pesquisa mais ampla divulgada recentemente pelo Pew sobre como os americanos veem seus empregos e quantos continuam a trabalhar remotamente, constatou que, entre todos que pediram aumento salarial, 28% disseram ter recebido o novo valor solicitado. Outros 38% receberam mais do que foi inicialmente sugerido, mas menos do que solicitaram, e o restante recebeu apenas a oferta inicial.

Isso significa que cerca de 66% dos candidatos a emprego receberam melhores ofertas de salário inicial depois de pedir mais. “Isso parece mais do que a gente espera”, diz Kim Parker, diretora de pesquisa de tendências sociais do Pew Research Center.

Leia também:

Seu salário é ok para seu cargo? Veja como descobrir
Como ser mais proativa ao negociar seu salário
Diferença salarial faz mulheres perderem US$ 1 milhão ao longo da vida

Segundo a pesquisa do Pew, que consultou 5.188 americanos que trabalham em período integral ou meio período e não são autônomos, apenas 30% disseram que se lembravam de ter pedido um salário mais alto na última vez em que foram contratados para um emprego. Embora os homens tenham uma probabilidade maior de negociar o salário (32% contra 28%) e a diferença seja estatisticamente significativa, “não é enorme”, disse Parker. “Com base no que lemos e ouvimos sobre esse problema, pensamos que poderíamos ver uma diferença maior.”

Essa descoberta, combinada com outras que mostram uma maior diferença de gênero em outros aspectos da negociação salarial, levou Parker a sugerir divulgar as descobertas separadamente de um relatório divulgado pelo Pew na semana passada. O relatório anterior descobriu que cerca de 51% das pessoas nos EUA estão altamente satisfeitas com seu trabalho e que cerca de um terço dos trabalhadores em empregos que podem ser remotos ainda estão trabalhando em casa em período integral.

Os dados adicionais divulgados mostram uma divergência muito mais ampla sobre como homens e mulheres se sentem confortáveis ​​em pedir salários iniciais mais altos e quão bem-sucedidos foram esses pedidos. Apenas 33% dos homens disseram que não se sentiam à vontade para pedir um salário maior, em comparação com 42% das mulheres.

Enquanto isso, também houve uma grande diferença nos resultados que as mulheres obtiveram em relação aos homens. 38% das mulheres que pediram um salário inicial mais alto disseram que não receberam mais, enquanto apenas 31% dos homens que negociaram ficaram com a oferta inicial.

Os resultados do Pew Research Center parecem ressaltar que o maior problema não é que as mulheres peçam salários mais altos em uma proporção menor que os homens, mas que elas enfrentam obstáculos quando fazem esses pedidos ou se preocupam em como serão percebidas quando negociam.

Ainda assim, a diferença relativamente menor entre homens e mulheres que pediram salários iniciais mais altos pode ser um sinal de que a equidade salarial está tendo impacto, diz Parker. “Eu me pergunto se a falta de uma grande lacuna de gênero [sobre a questão de negociar o salário ou não] significa que estamos começando a ver efeitos.”

Ainda não está claro qual impacto estão tendo as leis de transparência salarial que exigem que os empregadores publiquem faixas salariais em anúncios de emprego, que entraram em vigor em lugares como Colorado, Califórnia e na cidade de Nova York. Mas é possível que obter mais informações sobre as faixas salariais que as empresas estão dispostas a pagar possa aumentar um pouco a parcela de funcionários dispostos a negociar – tanto homens quanto mulheres.

(traduzido por Fernanda de Almeida)

O post Por que vale a pena negociar um salário inicial maior apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário