O Google I/O 2023, que ocorreu nesta quarta-feira, 10, é um dos maiores eventos da empresa de tecnologia no ano. Sundar Pichai, CEO do Google, abriu anunciando os próximos passos a serem trabalhados com a inteligência artificial dentro dos aplicativos do Google, além de trazer novidades sobre o Bard, concorrente do ChatGPT lançado em fevereiro e que estava em teste apenas nos Estados Unidos e Canadá.
Leia também:
De IA a smartphones: o que esperar do Google I/O 2023
Google lança ferramentas de IA para acelerar aprovações de planos de saúde
O Google ficou para trás na corrida pela inteligência artificial?
De acordo com Sundar, a empresa quer tornar o uso da inteligência artificial útil para todas as pessoas, negócios e comunidades. Por isso, o Google Bard foi liberado em 180 países e ganhou recursos como suporte em 20 línguas para programação, experiência visual semelhante ao Google Search, modo escuro para os assinantes e um gerador de imagens em parceria com a Adobe e a plataforma Firefly.
Outro recurso apresentado é o modelo de linguagem PaLM 2, abreviação de Pathways Language Model, com capacidade funcional excelente e que é dividido em quatro tamanhos para serem explorados em diferentes dispositivos: Gecko (lagarto), Otter (lontra), Bison (bisão) e Unicorn (unicórnio). A tecnologia é um motor de aprendizado que serve como base de ferramentas e plataformas de comunicação, desenvolvimento e geração de conteúdo.
O PaLM 2 ganhou destaque pelo poder lógico de razão graças às funções matemáticas avançadas e trabalhadas em 100 línguas diferentes e sua precisão em conhecimentos específicos, podendo auxiliar na área da medicina e na leitura de scripts maliciosos. O recurso já está disponível em modo de teste prévio para clientes que já tinham acesso à ferramenta anterior via Google Cloud.
Aplicativos Google
Além das novas ferramentas anunciadas durante o Google I/O 2023, Sundar Pichai revelou como a IA será incluída nos aplicativos do Google. O Google Maps ganhará visualização imersiva nos trajetos, que de início estará disponível em 15 cidades; o Gmail trabalhará com uma escrita chamada smart compose para elaborar respostas em e-mails curtos, médios e longos; e o Google Fotos terá o recurso Magic Editor, um novo editor de fotos que procura aumentar o conhecimento, impulsionar a criatividade e aplicar IA de maneira responsável.
O post Em resposta ao ChatGPT, Google dobra aposta em IA e leva o Bard a 180 países apareceu primeiro em Forbes Brasil.