Tenha robôs cuidando do seu gato enquanto você viaja

  • Post author:
  • Reading time:11 mins read
Getty Images

Robô limpando a sujeira do gato.

Se você gosta de viajar, um gato é o animal de estimação perfeito. Eles não precisam de caminhada constante. Eles não precisam de muita interação (se quiserem) e não destroem sua casa se deixados sozinhos por alguns dias.

Leia também:

Conheça o robô que dá piruetas e foi chamado de praticante de parkour
OpenAI trabalha em robô humanoide que funcionará com ChatGPT
Sete em cada dez líderes querem que os robôs tomem decisões por eles

Dito isso, os gatos ainda são incapazes de se alimentar ou limpar a sujeira. Mas, como eles geralmente aceitam ser deixados sozinhos (até certo ponto), você não precisa contratar uma babá ou subornar o filho do vizinho para vir recolher o lixo. Basta comprar um robô para fazer isso.

Embora ainda não esteja convencido da utilidade da IA, acho que uma boa automação, quando bem implementada, pode ser extremamente benéfica, tirando tarefas mundanas de nossas mãos e liberando nosso tempo. E encher a tigela de comida do meu gato ou recolher sua ninhada definitivamente se enquadra na categoria de “coisas que um robô bem projetado pode fazer”.

Com algumas viagens de negócios no calendário, decidi ver o que Whisker, criador do Litter-Robot e Feeder-Robot, poderia fazer por mim e meu gato, Loki.

Whisker Litter-Robot 4

Quando mencionei aos meus colegas de trabalho que eu estava comprando um Litter-Robot, eles o elogiaram inequivocamente. Agora, eu uso lixo à base de milho lavável (o maior lixo do mundo faz jus ao seu nome) e trabalho em casa, então a manutenção do lixo não é uma tarefa enorme. Posso colher várias vezes ao dia e não preciso ensacar o lixo. Mas se eu estiver fora da cidade e outra pessoa assumir? A caixa de areia de Loki está uma bagunça quando eu volto.

Quero dizer, é pedir demais aos outros que retirem dentro de 15 minutos depois de meu gato usar a areia, vasculhando toda a caixa de gatos para garantir que não restem grumos? Sim. É sim. Mas o Litter-Robot 4 faz exatamente isso. É um dono de gato obsessivo, mas em forma de robô.

Primeiro, você precisa ter certeza de que tem espaço para o robô. Quando a caixa chegou, eu não estava preparado para o quão gigantesco era. “Certamente isso é principalmente embalagem”, disse a mim mesmo. Eu estava errado.

O Litter-Robot 4 é bem grande e parece uma máquina de lavar, com tambor giratório e tudo. Ele também precisa de energia. A ninhada do Loki está no banheiro, que só tem uma saída perto da pia, então tive que usar a criatividade para pensar em uma solução que não deixasse extensões espalhadas pelo chão.

A configuração não é difícil. Você coloca o robô, liga-o e segue as etapas no aplicativo Whisker. O aplicativo rastreia quando seu gato usa a areia e avisa quando ele faz uma pausa ou completa um ciclo de limpeza. Ele também registra o peso do seu animal de estimação e informa quando a ninhada precisa ser recarregada ou a lixeira está cheia.

Eu estava preocupado que meu gato não levasse para uma caixa de areia mais fechada depois de ter uma bandeja aberta, mas depois de conectar tudo, Loki imediatamente entrou e usou a areia como esperado. Seguindo as instruções, ainda não liguei o robô e dei a ele um dia para se aclimatar. Assim que liguei o Litter-Robot 4, ele ficou definitivamente curioso. O tambor interno gira, despejando o lixo limpo em um depósito enquanto peneira os aglomerados e os despeja na lixeira abaixo.

Nos primeiros dias, eu recebia notificações a cada dois minutos depois que ele usava a ninhada de que o robô havia pausado. Eu me convenci de que ele de alguma forma ficou preso no robô e havia um problema. Mas não. Era apenas Loki, com um pé no degrau da entrada, enfiando a cabeça para ver o que estava acontecendo.

Eu aliviei isso ajustando o ciclo para esperar mais depois que ele terminasse, você pode selecionar algumas opções no intervalo de 3 a 15 minutos. Um ciclo de espera mais longo pareceu resolver a curiosidade. Eu também tive que me reciclar, confiando que o aplicativo estava me dando informações precisas e dizendo a mim mesmo que eu poderia simplesmente jogar fora a caixa de lixo uma vez no final do dia. Foi uma mudança bem-vinda.

Está tudo perfeito (desculpe, não desculpe)? Não. Eu tenho um problema recorrente com o Litter-Robot 4, onde ele decide que não há nada na lixeira. Felizmente, como o 4 depende de um laser para detectar e medir os níveis de desperdício, ele é facilmente recalibrado com um pedaço de papel branco e uma sequência de botões estilo código Konami no painel principal (você pode operar o robô manualmente além do aplicativo) . Conversando com o suporte técnico da Whisker, é uma grande melhoria em relação ao Litter-Robot 3, que dependia de sensores mecânicos e exigia consideravelmente mais esforços práticos para solucionar problemas.

Dito isso, o Litter-Robot 4 é uma edição fenomenal para minha crescente equipe de robôs domésticos. Não preciso me preocupar com lixo. Posso facilmente ficar de olho no peso do meu gato (um bônus adicional) e, quando estou fora da cidade, sei que sua ninhada está sendo cuidada. Além disso, é muito mais agradável para os cuidadores de animais de estimação jogar fora um saco plástico em vez de pedir que eles façam uma colher regularmente.

Outro benefício?. No caso de Loki, isso interrompeu o comportamento obsessivo “São 4 da manhã e estou entediado, então vou cavar na minha ninhada”. Uma vez que o robô de lixo é ligeiramente fechado e não dá acesso fácil ao lixo a menos que ele esteja nele, ele não pode simplesmente cavar em uma caixa de areia aberta.

Uma coisa, se você for pegar o Litter-Robot 4, eu compraria um tapete para acompanhá-lo. Meu gatinho tende a pular do tambor de areia, causando muito mais dispersão do que com sua caixa de areia anterior (felizmente Whisker vende um pacote apenas com isso).

Whisker Feeder-Robot

O outro “robô” que recebi foi o Robô Alimentador de Whisker. Este tem decididamente menos sinos e assobios (não há monitoramento ativo de animais de estimação ou lasers), mas faz exatamente o que você esperaria. Você enche o funil transparente com comida, ele distribui a comida em intervalos regulares que você escolher ou verificará o nível de comida a cada 6 horas e manterá a tigela cheia (certifique-se de que seu animal de estimação não esteja propenso a grudar antes de habilitar).

O aplicativo Whisker é fácil de usar. Eu já tinha um alimentador, mas ele não ficava conectado ao wi-fi e o app começou a me importunar para comprar os outros produtos da empresa. E um comedouro que não informa quando dispensa as refeições porque está offline e te desencoraja a usar o app não é muito eficaz.

O Feeder-Robot conectou-se ao aplicativo rapidamente e me avisou de forma confiável quando distribui as refeições de Loki. Estabeleci um cronograma personalizado e distribuí o mínimo algumas vezes ao dia para evitar comer demais (por motivos digestivos e também para sufocar). Foi aqui que encontrei meu único problema com o alimentador

O Feeder-Robot, apesar de toda a sua utilidade, é surpreendentemente insuficiente quando se trata de distribuir pequenas quantidades de comida. Ao contrário dos cães, os gatos não comem (ou pelo menos não deveriam) comer uma tonelada de uma só vez. A quantidade mínima de comida que o Alimentador-Robô pode distribuir é 1/8 de um copo, que é exatamente o que eu preciso, mas fica bem no topo da calha onde é distribuído e cai apenas parcialmente na tigela.

A área ao redor da frente do robô é grande o suficiente para Loki enfiar a cabeça, então ele pega toda a sua comida. Mas os bigodes dos gatos são sensíveis e posso dizer que ele não é um grande fã de ter que enfiar a cabeça mais fundo no robô para pegar sua ração. Meu outro alimentador deixou cair ração em uma tigela plana, em vez de dispensar uma inclinação como o Alimentador-Robô. Eu posso ver onde o design do Whisker funciona muito bem para porções maiores ou modo de alimentação por gravidade, onde ele enche a tigela a cada 6 horas, mas simplesmente não é ideal para pequenas porções de alimentação.

Dito isso, aprecio a simplicidade do design de Whisker. Meu outro alimentador tinha um dispensador complexo que prendia pedaços de ração no mecanismo, o que significava que exigia limpeza frequente para evitar que pedaços de comida velha e estragada se misturassem com os bons. O mecanismo do Feeder-Robot é basicamente um par de conchas em uma roda que são preenchidas por gravidade pela tremonha. Na hora de alimentar, a roda gira e distribui a ração. Não há fendas escondidas e tudo é muito fácil de desmontar e limpar. Embora eu deseje que a tigela de vidro ou aço inoxidável para lava-louças venha com a unidade, em vez da tigela de plástico para lavar à mão. A ressalva seria que introduziria um pouco de ruído na hora da alimentação. O Feeder-Robot é super silencioso.

Você também tem muitas opções de controle e alimentação. Se não quiser usar o aplicativo, você pode usar o painel da unidade para operá-lo e programá-lo. E se você não precisar de uma opção de 1/8 xícara, poderá inserir um dispensador maior de 1/4 xícara. Há também bastante proteção à prova de adulteração com um bloqueio de painel, uma base ampla e uma tampa de travamento que requer polegares para operar.

Eu também gosto muito do funil transparente. O aplicativo informa quanta comida resta (e uma luz de aviso acende quando a comida está baixa), mas gosto de poder apenas olhar se precisar completar. Também comporta bastante ( 32 xícaras se você usar o dispensador de 1/4 xícara, 25 xícaras se usar o de 1/8). Já se passaram algumas semanas e não estou nem perto de esvaziá-lo (estou dispensando cerca de uma xícara de comida por dia).

O alimentador continua com sua programação mesmo que esteja offline. Se você realmente deseja proteger seu Feeder-Robot à prova de desastres, pode comprar uma bateria de backup recarregável que dura cerca de 24 horas. Isso me dá paz de espírito que Loki não vai passar fome quando eu estiver fora.

Todos saúdam nossos senhores dos robôs felinos

O Litter-Robot 4 e o Feeder-Robot são ótimas soluções para as necessidades de cuidados do seu gato. Principalmente se você viaja e precisa deixar seu gatinho sozinho por alguns dias, pode ter certeza de que o básico está coberto (ei Whisker, faça uma fonte para gatos também para que eu possa monitorar tudo no mesmo aplicativo).

Embora eu tenha problemas com os dois robôs, eles executam seus trabalhos de maneira melhor e mais confiável do que qualquer outra coisa que já usei. Além disso, a experiência do aplicativo é tranquila e informativa, o que me dá tranquilidade quando estou longe de casa. O Whisker também acabou de atualizar o aplicativo com uma guia de animais de estimação para que você possa acompanhar as informações vitais de todos os seus amigos peludos (e integrará a leitura de peso do Litter-Robot 4 em breve).

Você pode comprar os dispositivos separadamente ou juntos como um pacote. O Litter-Robot 4 custa US$ 699 (R$ 3449,22) e o Feeder-Robot custa US$ 299 (R$ 1475,42). O pacote reduz em US$ 50 (246,72) o custo total. Eles são, sem dúvida, caros, mas acho que valem a pena.





*Anthony Karcz é escritor e fala sobre como fazer mais com seus gadgets de consumo.

(traduzido por Andressa Barbosa)

O post Tenha robôs cuidando do seu gato enquanto você viaja apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário