O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira (5), com avanço de 1,14%, aos 106.351 pontos. Nesta semana, o índice de ações deverá repercutir uma agenda de resultados corporativos cheia. Logo pela manhã, o Itaú (ITUB4) divulgou um aumento de 14,6% no lucro líquido gerencial do primeiro trimestre.
Após o fechamento do Ibovespa hoje, BTG (BPAC11), Tim (TIMS3) e Braskem (BRKM5) devem apresentar seus números. O balanço mais aguardado da semana, o da Petrobras (PETR4) será divulgado na quarta-feira (10).
Na agenda de indicadores, a semana também reserva números de inflação. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos será divulgado na quarta-feira (10). O dado é bastante aguardado após a posição do banco central na semana passada, que sinalizou uma pausa nos aumentos do juros.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Por aqui, amanhã será divulgada a ata do Copom, com mais detalhes sobre a posição do Banco Central em manter a taxa Selic em 13,75% na semana passada. Neste fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o patamar de juros do país e afirmou que o presidente do BS “não tem compromisso com o Brasil”.
Na sexta (12), o IBGE irá apresentar o IPCA de abril. O consenso Refinitiv projeta uma alta de 0,55% no mês e acumulo de 4,10% em 12 meses. O Boletim Focus desta segunda diminuiu a projeção para o IPCA no ano, de 6,05% para 6,02%.
Já em relação aos juros, os economistas mantiveram a projeção de 12,50%, mesmo com a sinalização do Copom na semana anterior de que não prevê regresso das taxas no curto prazo.
Em Wall Street, os índices futuros operam sem direção definida, com os investidores aguardando os dados de inflação na quarta-feira. Por volta das 10h (horário de Brasília), o futuro do Dow Jones subia 0,24%, o do S&P 500 tinha alta de 0,14%, enquanto o do Nasdaq perdia 0,16%.
O dólar à vista sobe nos primeiros negócios do dia, com avanço de 0,19%, a R$ 4,9527, por volta das 10h00 (horário de Brasília).
O post Ibovespa abre em alta em dia marcado por balanços corporativos apareceu primeiro em Forbes Brasil.