Você provavelmente já ouviu falar que maio é popularmente conhecido como o “mês das noivas”. Mas, você sabe de onde surgiu essa associação? Existem várias teorias que explicam por que maio ganhou essa fama, e para que você possa conhecê-las, reunimos as principais abaixo.
Influência da primavera
Uma das teorias é a de que essa tradição surgiu no hemisfério norte, onde o maio é marcado pelo início da primavera. A estação é considerada importante dentro dos costumes populares, onde a chegada do mês é celebrada com flores. Com o tempo, elas foram sendo associadas às cerimônias de casamentos, tornando-se elementos importantes nas decorações tradicionais.
Religião católica
Outra hipótese tem a ver com o catolicismo. Isso porque, de acordo com a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens à Maria, mãe de Jesus Cristo. Por isso, é também conhecido como o “mês das mães”. Como antigamente a ideia da maternidade era muito associada aos casamentos, casar-se em maio era sinal de sorte.
Idade média
Esta também possui relação com os hábitos da Idade Média. Por causa das baixas temperaturas, as pessoas evitavam tomar banhos durante o outono e inverno. Sendo assim, o primeiro banho do ano costumava acontecer apenas em maio, época da primavera. E já que todos estariam limpos nesse período – inclusive os noivos – muitos casais escolhiam o mês para se casar.
Qual mês ocorrem mais casamentos?
Por ser o mês das noivas, muita gente pode achar que maio é o mês em que mais se realizam casamentos. Entretanto, no Brasil, a maioria das cerimônias ocorrem em dezembro, mês em que as pessoas recebem o 13° salário e tiram férias coletivas no trabalho.
Por outro lado, nos Estados Unidos, o mês favorito para a realização de casamentos é fevereiro, principalmente por conta do Dia dos Namorados americano (ou Valentine’s Day, celebrado no dia 14 do mesmo mês).