Um dos tipos de revestimentos mais usados nas casas são os cerâmicos. Isso porque, além de poderem deixar o ambiente bem bonitos, eles ainda têm uma limpeza e manutenção mais fácil.
Mas, mesmo sendo simples, esse processo não pode ser feito de qualquer jeito, né? Ou pelo menos não se você quiser evitar riscos e rachaduras nos revestimentos cerâmicos da casa. Para não errar na hora de limpar esse material, veja a seguir as dicas da Ceusa, marca que é referência no segmento desse tipo de revestimento.
Como limpar?
No geral, a limpeza cotidiana dos revestimentos cerâmicos pode ser feita primeiramente a seco, apenas com aspirador ou vassoura de cerdas macias e, posteriormente, com água e detergente neutro. Bem simples, né?
E, caso apareçam aquelas sujeiras que teimam em não sair nas primeiras tentativas, uma dica é o uso de saponáceo cremoso ou limpa vidros com uma esponja azul, ou branca.
Peças antiderrapantes também podem ser limpas com o saponáceo em pó, porém nesses casos é preciso usar uma escova de cerdas com a técnica dos dois baldes duros. Sobre esse método, a arquiteta da Ceusa, Francine Nuernberg, explica:
“No primeiro balde, se coloca água limpa e detergente neutro. No segundo, coloque apenas água limpa. Para realizar a limpeza, remova os resíduos soltos com uma vassoura ou aspirador de pó. Em seguida, pegue um pano limpo e enxágue no primeiro balde, aplicando no revestimento e deixando agir por cerca de 5 minutos. Depois disso, enxágue e torça o pano sobre o segundo balde. Por fim, basta passar o pano no revestimento para retirar o excesso de detergente e enxugar com pano limpo”.
Atenção: essa é uma limpeza um pouco mais pesada e, por isso mesmo, os porcelanatos antiderrapantes não são tão recomendáveis para locais onde a limpeza precisa ser frequente.
Porém, a limpeza diária pode não ser o suficiente para a remoção de algumas substâncias mais específicas no caso dos porcelanatos. Mas não se preocupe, com o uso dos produtos adequados, é possível removê-las sem causar danos ao revestimento.
Manchas de rejuntes, gorduras e alumínios, por exemplo, podem sumir com a ajuda do vinagre branco de álcool associado ao saponáceo cremoso. Para mais praticidade, o ideal é realizar a limpeza logo que a substância entra em contato com a superfície, viu?