Arquiteta conta 6 segredos te vão te ajudar na decoração da sala

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

A sala é o cômodo mais social da casa. Afinal, é lá onde reúnem-se amigos e familiares para bater um papo ou assistir TV. Por isso, é um dos ambientes do lar que as pessoas mais se preocupam em manter muito bem organizado e decorado.

Pensando nisso, a arquiteta e urbanista Rafaela Costa, gestora de projetos da Criare Campinas, separou 6 dicas para acertar na escolha dos móveis, objetos e outros detalhes e conseguir chegar a uma decoração para a sala digna de orgulho. Confira!

Tons neutros e madeira nos móveis

Outras cores também podem ficar lindas nos móveis, porém, se você quiser um visual mais atemporal para a sala, a dica é escolher itens que não saem de moda, como a madeira e os marmorizados.

“Nesse caso, é preciso atentar para as cores e texturas que serão utilizadas. O ideal é escolher peças mais neutras, eleger um ponto de destaque no ambiente e usar cores e texturas em acessórios e objetos menores, que podem ser trocados com o tempo ou aproveitados em outros cômodos”, orienta Rafaela.

Pense no tamanho

Um erro comum é se encantar com aquele sofá lindo e confortável e não se atentar ao tamanho. Na hora de escolher os móveis, Rafaela sugere atenção à proporção em relação ao tamanho da sala, para não comprometer o design e a circulação.

“Comprar por impulso, sem pensar no ambiente como parte de toda a casa, também pode comprometer o projeto. Antes de investir em um móvel, é preciso ter todas as medidas e montar o espaço. Um sofá muito grande, por exemplo, pode reduzir o espaço para uma mesa de centro ou mesas laterais”, comenta.

Bonito e funcional

Outro erro comum que Rafaela costuma ver na decoração da sala é escolher móveis ou objetos apenas pelo design ou por estarem na moda, sem considerar o uso que eles vão ter no dia a dia. “A escolha tem que levar em conta a funcionalidade também. Dá para alinhar um belo design à funcionalidade. A peça tem que fazer sentido para os moradores”, explica ela.

Pontos elétricos

Os eletroeletrônicos estão em todos os lugares da casa, não é mesmo? Assim, o projeto elétrico precisa levar isso em conta. “Enquanto se planeja a sala já é preciso prever as posições dos equipamentos, criar vários pontos elétricos nas posições estratégicas e prever que a tecnologia vai aumentar ainda mais. Sempre convém ter tomadas a mais”.

Segundo ela, o cuidado deve ser ainda maior se os fios estiverem dentro da parede, já que nesse caso seria preciso fazer reformas maiores para acrescentar algo no projeto elétrico da casa depois de pronto.

Moodboard

Mesmo pensando em tantos detalhes, há quem tenha dificuldade de visualizar o ambiente. Para essas pessoas, a arquiteta recomenda a confecção do chamado moodboard. Ou seja, um quadro com amostras das cores, materiais, texturas e revestimentos que se pretende usar no espaço. “Esse quadro ajuda a avaliar se os materiais vão combinar de uma forma harmoniosa e auxilia a pessoa na visualização da composição do cômodo”, afirma Rafaela.

Acessórios fazem a diferença

Após definir o design, os móveis e revestimentos, acabou? Não! É hora de preencher os espaços com acessórios, como tapetes, almofadas, plantas e objetos decorativos.

“Quando a base do projeto estiver pronta, é hora de escolher os objetos decorativos e acessórios. Eles são o complemento de um projeto e podem trazer o toque que cor e aconchego para dar mais vida a um espaço”, completa a arquiteta. Ou seja, não se esqueça de separar um tempinho para pensar nesses detalhes também.

Deixe um comentário